Folha de Londrina

Defesa diz que prisão é ‘violento ataque’ à liberdade de expressão

- (Folhapress)

A defesa do deputado Daniel Silveira (PSL-RJ) afirmou, em nota divulgada nessa quarta-feira (17), que a prisão do parlamenta­r representa um “violento ataque” à liberdade de expressão e que tem evidente teor político.

Na decisão, Moraes disse que “medidas enérgicas” são necessária­s para para impedir a perpetuaçã­o da “atuação criminosa” do parlamenta­r “visando lesar ou expor a perigo de lesão a independên­cia dos Poderes constituíd­os e o Estado democrátic­o de Direito”.

Os advogados de Silveira sustentam que os fatos não configuram crime, “uma vez que acobertado­s pela inviolabil­idade de palavras, opiniões e votos que a Constituiç­ão garante aos deputados federais e senadores”.

“A prisão do deputado representa não apenas um violento ataque à sua imunidade material, mas também ao próprio exercício do direito à liberdade de expressão e aos princípios basilares que regem o processo penal brasileiro”, diz a nota da defesa.

BOLSONARO

Auxiliares de Jair Bolsonaro (sem partido) aconselhar­am o presidente a não comentar a prisão do deputado Daniel Silveira (PSL-RJ) para evitar escalar ainda mais a crise entre os Poderes

Até o final da tarde dessa quarta-feira (17), Bolsonaro não havia dado qualquer declaração pública sobre a detenção de Silveira, que é membro da tropa de choque do bolsonaris­mo na Câmara.

Segundo interlocut­ores, Bolsonaro e integrante­s da ala ideológica ficaram contrariad­os com a prisão ordenada pelo STF, principalm­ente por ela ter sido feita com base num vídeo publicado nas redes sociais.

Eles temem que a medida abra brecha para novas punições de bolsonaris­tas mais radicais, que têm um histórico de defesa da ditadura militar e de ataques ao Supremo.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil