Folha de Londrina

O manto azul de Nossa Senhora na camisa da seleção brasileira!

-

Dois leitores e sempre colaborado­res desta Coluna, Odair Chiqueto, de Rolândia, e Mário A. A. Michelato, de Londrina, sempre atentos, lembraram a história da primeira camisa “própria” da Seleção Brasileira de Futebol, criada e confeccion­ada para o jogo da final da Copa do Mundo de 1958, contra a Suécia. Como os suecos usavam as mesmas cores do time brasileiro, foram enfáticos em dizer que não trocariam a cor da camisa. Em sorteio, o Brasil foi obrigado a jogar com uma camisa diferente. Paulo Machado de Carvalho, chefe da delegação brasileira na época, não queria jogar com as camisas brancas, pois considerav­aas “azaradas” (por causa da final de 1950, derrotada pelo Uruguai, no Maracanã) e pediu que arranjasse­m camisas na cor azul. As camisas para esse jogo foram adaptadas, costurando os escudos e números amarelos da camisa antiga. No vestiário, antes do jogo, teria então dito a todos da delegação que a seleção estava abençoada por Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil, e jogaríamos com seu manto azul e venceríamo­s aquela final. Não deu outra: Brasil 5 a 2 e campeão do mundo pela primeira vez! Agora no torneio de futebol dos Jogos Olímpicos, em Tóquio, a seleção brasileira poderá usar o azul, que é o segundo uniforme oficial da equipe. Muito obrigado a Chiqueto e Michelato, leitores diários da

FOLHA DE LONDRINA.

 ??  ?? Saúde sempre será um grande investimen­to, e por isso o prefeito Marcelo Belinati, acompanhad­o dos secretário­s de Governo, Alex Canziani; e da Saúde, Felippe Machado, foram a Brasília, recentemen­te, em busca de recursos. Os três, acompanhad­os da deputada federal Luísa Canziani, estiveram com o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga (foto), em uma demonstraç­ão de sempre maior trabalho e união pela cidade.
Saúde sempre será um grande investimen­to, e por isso o prefeito Marcelo Belinati, acompanhad­o dos secretário­s de Governo, Alex Canziani; e da Saúde, Felippe Machado, foram a Brasília, recentemen­te, em busca de recursos. Os três, acompanhad­os da deputada federal Luísa Canziani, estiveram com o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga (foto), em uma demonstraç­ão de sempre maior trabalho e união pela cidade.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil