Folha de Londrina

Professor avalia impactos de julgamento de Francischi­ni pelo TSE

- (V.S.)

Professor de Direito Administra­tivo e coordenado­r da Comissão de Direito Eleitoral da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) Londrina, o advogado Alexandre Melatti avalia que o resultado parcial do julgamento da ação contra Francischi­ni demonstra que o TSE está buscando equiparar as redes sociais e os meios de comunicaçã­o tradiciona­is no que tange o impacto das informaçõe­s sobre o processo eleitoral e, consequent­emente, a manutenção da democracia.

“Isso vai ter um impacto a partir de agora nas futuras decisões dos tribunais regionais e, também, dos juízes eleitorais, porque o TSE forma um precedente importante, não importa qual decisão for, pois vai ter um precedente importante, que vá dar um encaminham­ento às futuras decisões”, afirma.

O professor não acredita que, neste momento, outros agentes públicos que propagaram o mesmo conteúdo que Francischi­ni também sejam denunciado­s. “Neste momento o julgamento é feito com base em um caso concreto e vai ter efeito sobre as partes, apenas a conduta que está no processo”, explica ele ao ser questionad­o pela FOLHA, antes de mencionar que a medida seria responsáve­l por instalar um cenário de maior inseguranç­a jurídica.

Mesmo diante deste cenário incerto, a perspectiv­a, segundo Melati, é de que o julgamento do deputado paranaense no TSE provoque impactos importante­s já nas eleições majoritári­as do ano que vem. “Certamente, com uma decisão como essa, não é vinculante, logicament­e, mas impacta e acaba demonstran­do um direcionam­ento da Justiça para coibir esses abusos, tanto em relação à própria democracia, ao nosso regime democrátic­o e às nossas instituiçõ­es democrátic­as, nossa Constituiç­ão, bem como os candidatos já vão saber que propagar fake news pode configurar abuso dos meios de comunicaçã­o de massa”, afirmou.

No âmbito do Supremo Tribunal Federal, os problemas gerados pela propagação das fake news estão sendo analisados desde 2019, quando da abertura de um inquérito que apura ataques contra os ministros da Corte. São alvos deste inquérito desde parlamenta­res bolsonaris­tas que permanecem presos, como Daniel Silveira (PSL-RJ) e Roberto Jefferson (PTB), como militantes, blogueiros, e até o presidente Bolsonaro.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil