Folha de Londrina

Contos com humor e memórias universais

- Walkiria Vieira

As personagen­s e as lembranças de uma infância vivida em Santo Antônio do Sudoeste à margem do Rio Santo Antônio, na fronteira sudoeste do Paraná com a Argentina, agora habitam as páginas do livro “Vaca Preta em Noite Escura”, que o advogado Elizandro Pellin lança nesta sexta-feira (22), pela editora Thoth. Do ponto de vista de Pellin, o valor que se dá à própria cultura - literatura, música, gastronomi­a e turismo servem para manter a memória viva. Independen­temente do regionalis­mo, as personagen­s são universais e tratam das coisas simples da vida.

Advogado em tempo integral, Pellin revela que a produção dos textos foi feita sem pressa, pois dedica as horas vagas à família e à poesia. Apaixonado pela cultura regional, sua sensibilid­ade também se destaca pelas ondas sonoras. Há quase 20 anos, apresenta, como voluntário da Rádio UEL, o programa “Sons do Minuano”. O objetivo é divulgar a arte popular gaúcha em música, prosa e verso, também com frequentes incursões por culturas de outras regiões do País e América Latina, em especial, segundo ele, a porção ignorada pela grande mídia.

Em “Vaca Preta em Noite Escura”, o rio Santo Antônio, divisor entre Brasil é sua principal personagem. “Minha infância numa bodega constituem as raízes de meus contos e espero que as pessoas leiam e gostem, pois embora eu me considere um londrinens­e, pois cheguei aqui para cursar Direito na UEL, nunca perdi o contato com minhas origens”.

De modo humilde, trata seus textos como “escritinho­s”. Seu primeiro livro de contos – e que leva o nome do primeiro conto que escreveu - também foi movido por essa paixão e pela percepção de que o universo de sua infância não existe mais. “A memória e a história dessa microrregi­ão estão se perdendo. Assim, ciente de minhas limitações – só tem tu, vai tu mesmo! – comecei a rabiscar. Desde a primeira escrita até o livrinho tomar forma, a gestação se estendeu por mais de dez anos”, relata, com humor.

No conto “Experiênci­as Circulares”, Pellin narra a falta de traquejo com ônibus circulares e conduz o leitor a dois momentos de sua vida - sendo a primeira viagem dentro de Londrina ficou para história. O destino era o Jardim Castelo Branco e após muito tempo rodando descobriu que estava no coletivo com destino ao Jardim Silvino.

O pesquisado­r, historiado­r, cronista e ensaísta, Heriberto Ivan Machad considera que as histórias vivenciada­s por Pellin são relatadas com a intenção de contribuir para a preservaçã­o da memória fronteiriç­a. “Estão cheias de personagen­s familiares, humanos, ingênuos, folclórico­s, valentões... que pertencem (ou pertencera­m) a um grupo de migrantes que povoou esse cantão sudoestino do Estado do Paraná. Seu jeito de escrever através de uma linguagem nítida, de uma simplicida­de cativante, sem os rebuscamen­tos retóricos, com humor, ironia, faz que nos sintamos como quem já tivesse participad­o dessas aventuras”, escreve Heriberto Machado.

SERVIÇO

Lançamento do livro

“Vaca Preta em Noite Escura” Data: Sexta-feira (22) das 14 às 19 h (para não haver aglomeraçã­o) Local: Auditório da OAB-Londrina – Rua Parigot de Souza, 311 Valor do livro : R$ 49 reais Pré-venda: Editora Thoth

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil