Folha de Londrina

Pão caseiro: mão boa ou sorte?

De manhã, à tarde, à noite, toda hora é hora para um pãozinho e receitas não faltam

- Supervisão: Célia Musilli/ Editora

De origem milenar, esse é o grande companheir­o do café preto em qualquer lugar do Brasil. Tem gente que gosta com margarina, outros com um presunto acompanhad­o do queijo, mas há quem goste só do pão. Há mais de 12 mil anos, os pães eram feitos de farinha misturada com o fruto do carvalho.

Os primeiros pães não eram em praticamen­te nada parecidos com os pães que conhecemos hoje. Antes eram achatados, duros, secos e em muitas vezes amargos. Naquela época, para ser ingerido, o pão era lavado várias vezes em água fervente e depois era assado sobre pedras ou embaixo de cinzas.

Séculos mais tarde, no Egito, descobrira­m o milagroso fermento. Com isso o pão chegou a Europa perto de 250 a.C. e começou a ser feito em padarias. Somente a partir do século XII, na França, começaram a melhorar a produção desse alimento e foi então que em meados dos anos de 1700, o país se destacou como centro mundial de fabricação de pães.

Aqui no Brasil, o pão começou a ser popular no início do século XIX, mesmo sendo conhecido desde os colonizado­res. Os pães feitos no Brasil eram diferentes dos europeus, aqui eram mais escuros, enquanto na França ele tinha miolo branco e casca dourada. O pão francês, como conhecido aqui no Brasil, não tem muito ou quase nada a ver com os verdadeiro­s pães franceses, pois a receita desse pão que conhecemos hoje só surgiu no início do século XX e é bem diferente do pão europeu por conter um pouco de açúcar e gordura na massa.

Mas o que é bastante popular no Brasil é o pão caseiro, que bem acompanhad­o de um cafezinho transforma o dia de qualquer pessoa. As pessoas de gerações mais velhas dizem que é preciso ter jeito e uma boa mão para se arriscar no preparo. Será que isso é realmente verdade ou mito? Enfim, só saberá a resposta quem tentar.

A receita de pão caseiro é mais prática do que muitos imaginam, mas para que ele saia perfeito, é preciso respeitar o tempo de descanso da massa e as temperatur­as. Por isso, uma boa dica é deixar seu pão caseiro descansand­o no forno bem baixinho e com a porta entreabert­a, assim ele cresce bastante e deixa o processo de fazer pão caseiro simples e rápido!

 ?? IStock ?? O pão caseiro, acompanhad­o de um cafezinho, transforma o dia de qualquer pessoa
IStock O pão caseiro, acompanhad­o de um cafezinho, transforma o dia de qualquer pessoa
 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil