Folha de Londrina

Londrina tem média de sete celulares roubados ou furtados por dia

Furtos e roubos se concentram na região central; PM alerta que andar distraído facilita a ação de criminosos

- Rafael Machado

O celular foi o objeto mais visado por bandidos em roubos e furtos cometidos neste ano em Londrina. É o que mostra um levantamen­to da Sesp (Secretaria Estadual de Segurança Pública) obtido pela FOLHA com base na Lei de Acesso à Informação. Entre 1º de janeiro e 31 de agosto, 1.715 aparelhos foram levados nos dois tipos de crime, o que dá uma média de sete por dia. Os números correspond­em a boletins de ocorrência registrado­s na Polícia Civil.

“Hoje praticamen­te todo mundo tem um celular, o que justifica o primeiro lugar neste ranking da criminalid­ade. Também ajuda a explicar isso a facilidade dos criminosos em repassar esse produto na troca por drogas. Como muitas pessoas andam olhando para o equipament­o, principalm­ente em locais de grande movimentaç­ão, o assaltante já tem meio caminho para fazer uma nova vítima”, alerta o tenente Felipe Ciniciato, responsáve­l pelo setor de Comunicaçã­o Social do 5º Batalhão da Polícia Militar.

De acordo com o oficial, os comerciant­es também devem ficar atentos. “Em uma loja, por exemplo, o cliente deixa o aparelho no balcão e, desavisado, nem nota a presença do bandido. Ou o funcionári­o, que coloca o equipament­o para carregar e não percebe que pode estar na mira do ladrão. Todo cuidado é pouco. É bom usar em um ambiente seguro”, comenta.

Os documentos estão em segundo lugar na preferênci­a da criminalid­ade. Foram 1.026 roubados em quase nove meses de 2021, cerca de quatro todos os dias. Nesse caso, a polícia orienta que a pessoa faça um boletim de ocorrência pela internet ou presencial­mente em qualquer delegacia. Na terceira posição, es

inscrita no CNPJ 15.760.449/0001-25, torna público que irá requerer à Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Londrina, a

para clínica médica ambulatori­al com recursos de procedimen­tos cirúrgicos, a ser implantada na Avenida Ayrton Senna da Silva, 600, Sala 401, Gleba Fazenda Palhano, Londrina/PR.

Licença Simplifica­da

tão objetos do ramo financeiro, como cédulas de dinheiro, eletroelet­rônicos e materiais de uso pessoal.

PACOTE DO MEDO

O balanço faz parte de um panorama mais abrangente da violência de Londrina Segundo a própria Sesp, a cidade teve 5.474 furtos, uma média de 22 por dia, e 1.074 roubos, ou seja, quatro diários. A pedido da reportagem, a secretaria separou as regiões mais perigosas. O centro aparece de forma disparada na liderança com 962 ocorrência­s, seguida dos Cinco Conjuntos (340), Vivi Xavier (226), Vila Casoni (218) e Parque Guanabara (217).

 ?? IStock ?? Mais de 1,7 mil celulares foram levados por bandidos entre janeiro e agosto deste ano na cidade
IStock Mais de 1,7 mil celulares foram levados por bandidos entre janeiro e agosto deste ano na cidade
 ?? ??
 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil