Folha de Londrina

Na reta final, Série B tem briga acirrada pelo acesso e contra a ZR

Ao menos nove times ainda disputam vagas à Série A em 2022; na parte de baixo, Londrina e mais seis lutam contra o rebaixamen­to

- Lucio flávio Cruz

Faltando oito rodadas para o fim, a Série B entra em um momento decisivo e a briga promete ser acirrada até o último jogo por uma vaga na Série A e para fugir do rebaixamen­to à Série C. Ao menos nove clubes disputam as quatro vagas para a elite em 2022 e outros sete lutam contra o descenso.

O Londrina briga na parte de baixo da tabela e o torcedor alvicelest­e sabe que irá sofrer até o final com a esperança de não ver a equipe cair pela segunda vez em três anos. Frequentan­do a zona do rebaixamen­to por 25 rodadas, o Tubarão tem mais sete jogos pela frente, sendo três em casa e quatro fora. Com 32 pontos, em 17º, o time tem 65% de probabilid­ade de cair, segundo o departamen­to de matemática da UFMG (Universida­de Federal de Minas Gerais).

Pela projeção, o clube que chegar a 44 ou 45 pontos reduz a quase zero a chance de queda. Nesta matemática, o Alvicelest­e precisa de mais quatro vitórias nos últimos sete jogos para se livrar.

Os outros três ocupantes da atual ZR também têm situações delicadas. O Confiança tem 80% de possibilid­ade de cair, seguido de Vitória (84%) e Brasil (99%). Também correm risco o Operário (23%), Ponte Preta (22%) e Brusque (18%). Os três são os principais adversário­s do Londrina na luta contra a Série C. Além do Tubarão, o Brusque também já atuou pela 31ª rodada - perdeu de 3 a 0 para o Botafogo, no Rio, e estacionou na 15ª posição, com 35 pontos.

O Operário também tem 35 e joga no sábado (23) contra o CSA, em Maceió. No domingo (24), a Ponte encara o Remo, em Belém. A Macaca soma 34 pontos.

ANDAR DE CIMA

Na outra ponta, Coritiba e Botafogo, que venceram neste meio de semana, se aproximara­m muito do acesso. O Coxa está há 15 rodadas na liderança e agora tem 57 pontos, com 97% de chances de subir. O Fogão vem logo atrás, com 55 pontos e 94% de probabilid­ade de voltar à Série A. De acordo com a UFMG, o clube que chegar a 63 pontos tem 95% de chance de acesso. Quem fizer entre 70 e 72 pontos deve garantir o título.

O atual G4 tem ainda o Goiás, com 52 pontos, e o Avaí, com 50. Também brigam matematica­mente pelo acesso o CRB (50), Vasco (46), Guarani (46), CSA (45) e Náutico (44). O time pernambuca­no, que liderou todo o primeiro turno, trouxe de volta o técnico Hélio dos Anjos, engatou três vitórias seguidas e voltou a brigar por uma vaga entre os quatro primeiros.

O Vasco também reagiu com a chegada do técnico Fernando Diniz e do retorno do veterano Nenê. São quatro vitórias nos últimos cinco jogos, o que traz esperanças de uma posição no G4 para a torcida do cruzmaltin­o.

No meio da tabela, o torcedor do Cruzeiro verá seu time novamente na Série B em 2022, pelo terceiro ano seguido. Em 12º, com 39 pontos, a equipe do técnico Vanderlei Luxemburgo tem menos de 1% de chance de subir - teria que vencer sete dos oito jogos que ainda tem pela frente -, mesmo percentual para uma improvável queda para a Série C.

 ?? Ricardo Chicarelli/LEC ?? Depois de empatar com o Goiás, o Londrina terá mais três jogos no Café, contra Cruzeiro, Ponte Preta e Vasco
Ricardo Chicarelli/LEC Depois de empatar com o Goiás, o Londrina terá mais três jogos no Café, contra Cruzeiro, Ponte Preta e Vasco

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil