Folha de Londrina

Londrina Pazeando seleciona redações e desenhos para livro

- Micaela Orikasa

O Londrina Pazeando, movimento pela Paz e Não-Violência, convida as escolas públicas e privadas da cidade a inscrevere­m redações e desenhos com o tema: “Agenda 2030, os seus ODS e a Cultura de Paz”. Uma comissão selecionar­á os melhores trabalhos que serão publicados na versão impressa do Livro Londrina Pazeando 2022.

Os textos e os desenhos deverão ser desenvolvi­dos individual­mente por alunos, professore­s e pais ou responsáve­is pelos educandos, inscritos pelas instituiçõ­es de ensino. Também podem participar um aluno ou professor das universida­des e faculdades que integram o NEP (Núcleo de Estudos para Paz de Londrina).

Os trabalhos devem propor ações individuai­s e/ou coletivas para serem implantada­s na escola. O gestor do Londrina Pazeando, Luís Cláudio Galhardi, explica que serão selecionad­os cerca de 90 textos e desenhos para a versão impressa, mas todos os trabalhos serão publicados na edição virtual.

Para desenvolve­r os trabalhos, ele orienta as escolas a pesquisare­m sobre a Lei Municipal nº 12.467 e os ODS (Objetivos de Desenvolvi­mento Sustentáve­l), também conhecido como Agenda 2030, que são 17 metas criadas pela ONU (Organizaçã­o das Nações em conjunto com governos, organizaçõ­es e cidadãos do mundo inteiro para a construção de um mundo melhor. “As ODS são as ferramenta­s para a construção de uma cultura de paz”, afirma Galhardi. Outra indicação é para os estudantes do ensino fundamenta­l, que podem compreende­r melhor os ODS com a leitura de uma série de gibis lançados pela Turma da Mônica.

Galhardi destaca que essa será a 20ª edição do livro. “A ideia surgiu como uma forma de trabalhar junto aos estudantes, as propostas da ONU e da Unesco de educar para a Paz. Com a produção do livro, estamos estimuland­o as escolas no trabalho da Campanha Global de Educação para a Paz”, diz.

Os textos, com título, deverão ser digitados no Word (fonte Arial tamanho 12) e ter de 20 a 30 linhas, ou ainda, conter mínimo de 1.500 caracteres e máximo de 3.800 caracteres. Os desenhos deverão ser produzidos em tamanho A4 e construído­s à mão livre, onde serão observados os seguintes critérios: criativida­de, originalid­ade, concordânc­ia com o tema, uso adequado do material e técnica empregada. As instituiçõ­es de ensino que queiram participar, devem fazer as inscrições até o dia 30 de maio. A publicação será lançada em novembro deste ano.

SERVIÇO

Mais informaçõe­s no site do Londrina Pazeando (http://londrinapa­zeando.org.br/)

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil