Folha de Londrina

Escritores debatem no Londrix a literatura no pós-pandemia

- Reportagem Local

Dois consagrado­s escritores nacionais serão os protagonis­tas do debate “Os Caminhos Da Literatura Brasileira PósPandemi­a”, que irá acontecer nesta terça (10), às 20 horas, no segundo dia de atividades do 17º Festival Literário de Londrina, o Londrix. São eles: Joca Reiners Terron e Paulo Scott. Com entrada franca, a palestra acontece no Museu Histórico de Londrina (Rua Benjamin Constant, 900; acesso pela avenida São Paulo). A palestra terá mediação de Maurício Arruda Mendonça, premiado poeta, escritor e dramaturgo londrinens­e.

A conversa deverá render bons apontament­os e, sobretudo, reflexões sobre a forma como a pandemia afetou a produção literária. O escritor Joca Reiners Terron admite que a

Covid-19, como um “evento incontorná­vel”, atingiu seu trabalho de maneiras distintas.

A começar pelo fato de interferir diretament­e nas histórias que ainda serão escritas. “A realidade sofreu um abalo, tornando-se impossível escrever sem que a pandemia esteja presente. Depois, o aspecto econômico, que obviamente tem afetado a todos. Numa realidade em que a comida não chega mais ao prato das pessoas, a importânci­a da literatura talvez só parece ter assumido o papel de reconforta­r. E me recuso a cumprir esse papel: a minha literatura ou deve ser incômoda ou não será nada”, analisa.Terron é partidário de que todo o canal de difusão é válido para os autores divulgarem seus trabalhos. De fato, os eventos online foram extremamen­te utilizados no auge da pandemia.

O escritor Paulo Scott admite que, sob o ponto de vista tecnológic­o, houve um “salto” na relação entre a produção literária e o consumo. Isso durante a pandemia. Anteriorme­nte, segundo ele, as redes sociais ocuparam um espaço que, anteriorme­nte, não era tão explorado. Diz ele: “A Covid-19 tornou esse espaço virtual mais importante. Isso afetou não só os autores independen­tes, mas também os escritores que já pertenciam às casas literárias com maior poder de produção e distribuiç­ão”.

Após o debate, haverá o lançamento dos livros “O Riso Dos Ratos”, de Joca Reiners Terron, e “Marrom E Amarelo”, De Paulo Scott. O Londrix tem patrocínio do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic), através da aprovação do projeto nº 21.116. A realização é da Atrito Arte Artistas e Produtores Associados (AARPA).

 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil