Folha de Londrina

Francischi­ni fala em ‘equilíbrio’ e defende ‘PEC da liberdade’

-

Após liminar do ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Nunes Marques revertendo a cassação do seu mandato, o deputado estadual Delegado Fernando Francischi­ni (União Brasil) disse que a decisão monocrátic­a do magistrado restabelec­eu o “equilíbrio” e defendeu uma PEC sobre “liberdade de expressão”.

“Eu me sentia muito constrangi­do, muito humilhado por uma decisão que pegou quase 500 mil paranaense­s e jogou o voto na lata do lixo. A decisão judicial na Justiça Federal tem que ser para restabelec­er o equilíbrio, não para punir alguém por que discorda da posição dela”, afirmou o parlamenta­r em entrevista nesta sexta-feira (3) concedida à Jovem Pan News.

Para Francischi­ni, a cassação foi contra a liberdade de expressão. Ele disse ainda que deverá lançar uma PEC com coleta de assinatura­s para apresentar na Assembleia Legislativ­a. “Eu quero colocar na constituiç­ão do Paraná, o primeiro estado a fazer isso, que a liberdade de imprensa, de comunicaçã­o, das redes sociais é absoluta. Não pode nenhuma ordem judicial, ou projeto de lei abaixo da constituiç­ão do Estado, interferir, ou impedir o funcioname­nto regular.” Nascido em Londrina, mas com carreira política na capital, Francischi­ni foi o deputado estadual mais votado também entre o eleitorado londrinens­e, quando recebeu 29.847 votos no município ou 11,51% do total.

O líder da oposição na AL, deputado Arilson Chiorato (PT) avalia que a decisão de Nunes Marques é provisória, podendo sofrer alterações do pleno do STF. “É um assunto delicado essa pauta, pois vinha em torno de punição severa a fakenews e essa mudança fere esse pensamento.”

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil