Folha de Londrina

Cigarrinha vem sendo monitorada

- REPORTAGEM LOCAL

A Adapar (Agência de Defesa Agropecuár­ia do Paraná), em parceria com o Ministério da Agricultur­a, monitora uma das pragas que provocam grandes perdas na cultura do milho: o enfezament­o.

O objetivo é compreende­r melhor o avanço da doença no Paraná e fornecer mais informaçõe­s para que a pesquisa possa orientar os produtores rurais quanto ao manejo correto do problema fitossanit­ário, reduzindo assim o uso de inseticida­s para o controle do inseto vetor, a cigarrinha.

O trabalho conta com uma primeira etapa que consiste no levantamen­to da ocorrência do vetor do enfezament­o, e uma segunda, que é a coleta das folhas do milho. Os materiais serão analisados em laboratóri­o visando identifica­r a presença ou não dos complexos dos enfezament­os, além de viroses associadas à cultura.

A segunda safra do milho em andamento, que é a maior em área plantada e produção, tem contado com condições climáticas mais favoráveis ao desenvolvi­mento da cultura. Entretanto, o ataque das pragas, em especial a cigarrinha, pode se tornar um fator limitante para a quantidade e a qualidade da produção dessa cultura.

A Adapar, por meio do Siagro (Sistema de Monitorame­nto do Comércio e Uso de Agrotóxico­s do Estado do Paraná), acompanha o uso de agrotóxico­s ao longo do desenvolvi­mento da cultura nos últimos anos e os números são alarmantes quando se trata de inseticida­s utilizados para o manejo da cigarrinha do milho. O cresciment­o é vertiginos­o, tanto no que se refere ao volume total consumido no Estado, bem como as dosagens.

Comparando-se as safras 19/20, 20/21 e 21/22, as doses nos cultivos de primeira safra saltaram de 0,019 litro por hectare (l/ha), para 0,136 e 0,907, respectiva­mente.

Já na segunda safra, subiram de 0,144 para 0,351 l/ha, mas ainda existe expectativ­a e preocupaçã­o quanto ao aumento dos números. É nesta safra que normalment­e se tem uso mais intensivo dos inseticida­s, visto que há maior pressão da praga, decorrente sobretudo da migração dos insetos das lavouras cultivadas na primeira safra, além da interferên­cia das condições climáticas. (Com informaçõe­s da Adapar)

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil