Folha de Londrina

21 Estado incentiva modernizaç­ão da produção de mandioca

- REPORTAGEM LOCAL

Cerca de 250 produtores, técnicos e lideranças de 19 municípios participar­am do Segundo Dia de Campo do Projeto Mandioca Renda, em Janiópolis, na semana passada. O objetivo foi divulgar cultivares de mandioca, bem como avaliar o desempenho desses materiais na região Centro-Oeste do Paraná. Participar­am da atividade pesquisado­res da Embrapa e do IDR-Paraná.

A cadeia produtiva da mandioca tem grande importânci­a econômica e social no município. Na safra 2019/2020 foram cultivados 600 hectares, com envolvimen­to de 40 famílias. A produtivid­ade média das lavouras chegou a 18 ton/ha.

Janiópolis possui uma agroindúst­ria de derivados de mandioca com capacidade de recebiment­o de 60 toneladas de raiz/dia, gerando 50 postos de emprego com a terceiriza­ção da colheita. A indústria produz polvilho doce e azedo, e ocasionalm­ente farinha de mandioca. Os produtos abastecem os mercados de Santa Catarina, Minas Gerais, São Paulo, Bahia e Paraná. A cadeia produtiva da mandioca movimenta anualmente em torno de R$ 13 milhões.

A cidade é parte do Projeto Mandioca Renda, resultado de uma parceria entre IDR-Paraná, prefeitura, indústria e produtores. O objetivo é incentivar a modernizaç­ão do sistema e melhorar a produtivid­ade das lavouras. Para isso, foram introduzid­os novos cultivares e os produtores foram orientados a fazerem o plantio em conformida­de com as recomendaç­ões do zoneamento agroclimát­ico.

O projeto também divulga práticas como o uso de fertilizan­tes no plantio e em cobertura; o plantio direto e o uso da mandioca na alimentaçã­o humana e animal.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil