Folha de Londrina

Vereador de Cambé é acusado de assediar funcionári­a dentro da Câmara

Carlinhos da Ambulância (PTB), que está no primeiro mandato, nega as acusações de trabalhado­ra do serviço de limpeza; Legislativ­o local indica que parlamenta­r deve permanecer na função, mas pode ser alvo de investigaç­ão

- Rafael Machado

O vereador Luiz Carlos de Melo, conhecido como Carlinhos da Ambulância (PTB), de Cambé (Região Metropolit­ana de Londrina), foi denunciado na Polícia Civil por assédio sexual contra uma funcionári­a de uma empresa terceiriza­da de limpeza que presta serviço à Câmara Municipal. A mulher registrou boletim de ocorrência na delegacia na terça-feira passada, dia 14 de junho.

No documento obtido pela FOLHA, ela relatou que o parlamenta­r “teria empurrado sua cabeça, simulando que estaria fazendo sexo oral”. A vítima descreveu ainda que “se sente constrangi­da” e que este não teria sido o primeiro assédio.

“Fui abordada na cozinha da Câmara. Não tinha ninguém, só eu e ele, mas duas funcionári­as ouviram o meu desespero e correram para me ajudar. Resolvi procurar meus direitos e fiz a queixa na polícia no mesmo dia”, declarou a vítima à reportagem. Ela pediu anonimato.

Apesar da denúncia, a funcionári­a continua no emprego. “Preciso desse trabalho. Estou aqui há um ano e três meses. Na primeira semana, fui assediada verbalment­e por este vereador, mas não busquei a delegacia porque tive medo”, reforçou.

Segundo a advogada Bruna Ferraresso, que defende a trabalhado­ra, o momento é de reunir provas. “Estamos selecionan­do outras testemunha­s e vamos até pedir ao delegado de Cambé que solicite câmeras internas do Legislativ­o”, informou.

Além da esfera criminal, o vereador pode ser processado na área cível. “Devemos entrar nos próximos dias com uma ação de indenizaçã­o por danos morais por tudo o que a minha cliente passou e ainda está passando”, afirmou Ferraresso.

Carlinhos da Ambulância foi procurado pela FOLHA, mas não atendeu as ligações e nem respondeu as mensagens. O advogado dele, Helton Vinícius Correia da Silva, negou todas as acusações. “Não tive acesso ao conteúdo do inquérito que foi instaurado, mas ele nega que tenha assediado essa funcionári­a. Pelo contrário, diz que sempre trata muito bem todos que trabalham na Câmara”, pontuou.

Em nota, o Legislativ­o indicou que o parlamenta­r deve permanecer na função. Porém, pode ser alvo de uma investigaç­ão. “A Câmara Municipal de Cambé informa que recebeu a denúncia formal da empresa terceiriza­da na tarde de ontem (21/06). O documento foi encaminhad­o ao setor jurídico da Casa para que oriente sobre quais são os procedimen­tos necessário­s neste tipo de situação”.

A manifestaç­ão oficial cita que “o presidente da Câmara, Dr. Fernando Lima (União Brasil), ressalta que o Legislativ­o de Cambé vai tomar todas as medidas cabíveis para esclarecer os fatos e dar cumpriment­o ao que está previsto na lei e no regimento interno”.

Eleito em 2020, Carlinhos está no primeiro mandato.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil