Folha de Londrina

China manda recado contra expansão militar da Otan

- Mayara Paixão e Matheus Teixeira

São Paulo - Em recado indireto à Otan, o líder chinês, Xi Jinping, criticou nesta quarta (22) a expansão de alianças militares. Ele falava em fórum empresaria­l do Brics, que reúne também Brasil, Rússia, Índia e África do Sul.

A Xinhua, agência estatal chinesa de notícias, divulgou que, durante o discurso, Xi disse que “a crise da Ucrânia voltou a soar o alarme para a humanidade”. “Países acabarão em dificuldad­es se depositare­m fé cega na expansão de alianças militares e na busca de sua própria segurança às custas dos outros.”

Ainda que não esteja envolvida diretament­e na Guerra da Ucrânia, Pequim ampliou sua cooperação militar com Moscou. As relações mútuas alcançaram novo grau semanas antes do início do conflito, quando os países pactuaram um acordo histórico que Xi e Vladimir Putin descrevera­m como “amizade sem limites”.

Enquanto estreita laços com sua vizinha ao norte e afina a Guerra Fria 2.0 contra os EUA, Xi fez uma defesa da multipolar­idade na reunião. Ele exortou a comunidade internacio­nal a abandonar o “jogo de soma-zero” nas relações exteriores e a se opor à hegemonia, ainda de acordo com citações da Xinhua.

O encontro antecede a reunião, também virtual, de líderes do Brics e deve contar com a participaç­ão de Jair Bolsonaro (PL). A data escolhida pela China, presidente rotativa do bloco, foi esta quinta (23).

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil