Folha de Londrina

Azeites: um mundo de possibilid­ades

- Por Fábio Luporini

Azeite é de azeitona. E não me venha colocar outros tipos de óleos misturados que a gente quer mesmo é degustar um produto puro. Por isso, sempre que vou ao mercado, fico atento às especifica­ções do rótulo, onde é produzido, onde é envazado e se tem algum outro tipo de óleo (girassol, soja ou milho) na composição final. Agora, bem diferente disso, é aromatizar o azeite com especiaria­s, com iguarias e com outros itens gastronômi­cos diferencia­dos. Dia desses, experiment­ei um com limão siciliano. Não preciso nem dizer que adorei, né?

Meu primo Ivo Júnior, que mora e trabalha em Curitiba, é representa­nte de uma marca italiana que tem, na linha de produtos, azeites como esse. Ele vende para restaurant­es, bares, bistrôs e outros estabeleci­mentos gastronômi­cos. Tive a oportunida­de de experiment­ar o azeite com limão siciliano. E já trouxe uma garrafinha, que, por sinal, está na metade! Aqui, temperei uma sala de alface com rúculas. Normalment­e eu uso azeite, sal e um pouco de lemon pepper. Desta vez, nem precisei colocar esse último condimento, mas, também testei com ele. O sabor fica realmente mais acentuado, bastante aromático e levemente apimentado.

Também passei um fiozinho desse azeite no arroz, para comer com carne moída ou alguma outra mistura. Aliás, deve cair super bem num filézinho de tilápia frito ou com um frango grelhado. Uma sugestão para o café da manhã (ou, no meu caso, para o finzinho da noite, antes de dormir), tostar um pão de forma mergulhado no azeite de limão siciliano. Fica muito gostoso! Assim como preparar um pequeno sanduíche com o pão levemente untado de azeite. Isso me lembrou uma torrada deliciosa que aprendi a fazer na casa da queridíssi­ma amiga Sara Presoto.

Só que lá a aromatizaç­ão do azeite era um pouco diferente: em vez de limão siciliano, era trufa branca. Já me deu água na boca: você compra um pão italiano ou semi italiano, corta em fatias e molha bem o miolo com azeite trufado. Depois, leve ao forno por alguns minutos e deixe ficar bem torradinho. Você vai se surpreende­r com a crocância e com o sabor! São inenarráve­is. Tem que experiment­ar para saber! Mas, para além desses dois sabores, existem muitas outras possibilid­ades. Na fila da degustação estão alguns com manjericão, com pimenta, com funghi porcini e com alho. Devem ficar bons.

Sem contar nas possiblida­des de receitas que se pode preparar. Você tem o costume de consumir e utilizar esses azeites aromatizad­os e condimenta­dos no seu dia a dia?

Fábio Luporini é jornalista. Escreve na edição de sexta-feira.

Os artigos publicados não refletem, necessaria­mente, a opinião da Folha de Londrina.

 ?? IStockx ??
IStockx

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil