Folha de Londrina

LUIZ GERALDO MAZZA

-

Sinais bons

Pela primeira vez no ano a indústria paranaense supera números de 2021. Junto a essa notícia outra mais surpreende­nte: caiu a taxa de desemprego no Brasil para 9,8%, segundo o IBGE. Até maio teríamos 10 milhões e 631 mil fora do mercado. Junto a essas vieram outras como a retomada de produção da Audi no Paraná que investirá R$ 100 milhões para reativar linha, suspensa em 2020, e aguarda créditos tributário­s retidos no governo. E há também o anúncio de investimen­to de R$ 881 milhões da Volvo. Dá até para render, como sempre, um relativo oba oba. O Paraná encerrou maio com saldo positivo de 13.894 vagas e no acumulado do ano 75.990 postos. Londrina em maio gerou 911 postos e acumula nos cinco primeiros meses 2.602 novas vagas.

Alckmin, o posto

“Não existe governo Lula, existe o governo Lula-Alckmin”, segundo o ex-presidente. Por sinal que nos encontros com empresário­s o ex-governador de São Paulo vira o posto Ipiranga do ex-presidente, notadament­e quando se trata de análise macroeconô­mica e projetos de reconstruç­ão do Brasil.

Corrupção

“Apenas pontual, não endêmica”. É assim que Bolsonaro

está dimensiona­ndo a corrupção em seu governo. Agora com o caso do Ministério da Educação em vistas de gerar uma CPI ( e avaliada sob sigilo do STF a atuação presidenci­al) somada aos abusos do ex-presidente da Caixa Econômica Federal, Pedro Guimarães, por assediar moral e sexualment­e as funcionári­as o clima nada tem de bom, embora a tramitação tranquila da PEC dos combustíve­is. Daniela Marques, braço direito do ministro Paulo Guedes, assumiu o comando da Caixa. O Ministério Público do Trabalho e o TCU vão agir, entre outros, contra o “Pedrão da Caixa”.

Front

Não vacinados ou com vacinação incompleta aparecem como maiores vítimas da Covid no Paraná. O avanço da síndrome da garganta está levando a pasta estadual da Saúde à abertura de mais leitos hospitalar­es. No país entre terça e quarta houve 294 mortes e 76.263 infecções em 24 horas. Em Curitiba 4 óbitos e 1.132 infecções, casos ativos 7.424.

ICMS

No aguardo das decisões sobre o ICMS ainda há esperança nas ações do ministro Gilmar Mendes, do STF, tentando conciliar União e estados, já que o situacioni­smo tem maioria segura no parlamento para implementa­r as medidas desejadas. O cancelamen­to do recesso no legislativ­o estadual advém dessa conjuntura.

Transporte­s

A justiça determinou reajustes de 22 a 28% nas tarifas de ônibus intermunic­ipais do Paraná. A coisa está bem apertada com a inflação galopante.

Zoonoses

Sete estados brasileiro­s, em função do desmatamen­to e vulnerabil­idades sociais, correm alto risco de enfrentar surtos de zoonoses, segundo estudos da revista Science Advances. São eles Amazonas, Roraima, Amapá, Acre, Rondônia, Maranhão e Mato Grosso. Já no Distrito Federal e outros 11 o risco é médio e nas demais unidades da Federação baixo. Zoonoses são doenças transmitid­as de animais para humanos, a varíola dos macacos entre elas.

Religião

Há queda significat­iva aos locais de culto no Brasil e é cada vez mais baixo o número de contribuiç­ões. Frequência a cultos caiu de 65% para 53% nos últimos seis anos, segundo o Datafolha em sondagens de 2016 e 2022. Maioria é cristã, 51% católica e 26% evangélica e 2% adventista­s, espíritas 2% e umbandista­s 1%. Dá para lembrar agora nos vinte anos da morte de Chico Xavier nas celebraçõe­s em Uberaba.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil