Folha de Londrina

Panqueca no café da manhã é hábito importado dos EUA

- Por Fábio Luporini

Ovos, farinha e leite. A mistura é simples e produz um resultado delicioso. Estamos falando de panquecas! Por aqui, já escrevi sobre a massa feita com espinafre, que, infelizmen­te, não tem mais na hora aqui de casa. Entretanto, hoje quero falar sobre outro tipo de panqueca, aquela importada dos Estados Unidos e consumida não no almoço ou no jantar, mas, no café da manhã. Aliás, talvez o ingredient­e mais famoso e tradiciona­l do breakfest norte-americano. Todavia, qual o segredo para que a massa da panqueca fique fofinha daquele jeito?

A gente sabe que a panqueca utilizada em nossas refeições tem a massa fina. Já a do café da manhã dos EUA é fofinha e mais gordinha. O efeito é resultado da utilização de fermento ou de bicarbonat­o de sódio, ambos ingredient­es que resultam no cresciment­o da massa, deixando-a mais fofa. A massa, por si só, já é uma delícia! Não sei vocês, mas, eu sempre furto uma ou duas antes de serem recheadas com carne moída ou frango, em alguma refeição. Só que dá para incrementa­r o breakfest com diferentes ingredient­es.

Entre as possibilid­ades, podem acompanhar uma boa panqueca uma calda de chocolate, Nutella, mel, frutas das mais diversas, como framboesa, amora, banana e morango, entre outros, além de geleias dos mais diferentes tipos, inclusive apimentada­s, assim como sorvete, granola e o que a imaginação e o gosto pedirem. Mas, também um hábito importado dos estadunide­nses, é possível incrementa­r a panqueca com o “maple syrup”, um famoso produto utilizado que se assemelha ao mel, em sua consistênc­ia.

O “maple syrup” é extraído da famosa árvore do Canadá, caracterís­tica do país. Produção realizada apenas uma vez por ano, durante a primavera, consiste em extrair a seiva do tronco, através de uma perfuração. Depois, ferve-se a seiva e evapora-se a água, ficando um xarope consistent­e e bastante açucarado, que depois é filtrado para retirar as impurezas. Enfim, o produto é docinho e leve, nada muito forte, e pode ser misturado com alguma fruta à panqueca.

Para que o café da manhã fique ainda mais delicioso, nada melhor que preparar um café preto fresquinho. Pode ser também uma deliciosa jarra de suco natural, tipo daqueles que só a rodoviária de Londrina tem! Ou, para quem está de dieta, um shake ou whey. Esses últimos eu passo, mas, tem gente que gosta! E está tudo bem! No próximo café da manhã, prepare uma boa panqueca americana e delicie-se com essa iguaria.

Fábio Luporini é jornalista. Escreve na edição de sexta-feira.

Os artigos publicados não refletem, necessaria­mente, a opinião da Folha de Londrina.

 ?? Pixabay ??
Pixabay

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil