Folha de Londrina

Para confirmar favoritism­o, Uruguaiest­reiacontra­aCoreia

-

O Uruguai, 14º no ranking da Fifa, é um dos favoritos a superar a fase inicial no Grupo H, mas a batalha com Portugal, Coreia do Sul e Gana promete ser bem equilibrad­a. A seleção sul-americana estreia na Copa do Catar nesta quinta-feira (24), contra a Coreia do Sul, às 10h (de Brasília), no estádio Education City, em Doha.

Terceira colocada nas Eliminatór­ias Sul-Americanas, atrás apenas de Brasil e Argentina, a equipe do técnico Diego Alonso busca o terceiro título mundial em 14 participaç­ões, e busca voltar à final da Copa após 72 anos. A última vez foi em 1950, quando a seleção uruguaia venceu o Brasil em casa, no episódio conhecido como Maracanaço.

A tarefa não será nada fácil. No Mundial da Rússia, em 2018, o Uruguai parou nas quartas de final, quando perdeu para a França por 2 a 0. Em 2014, caiu nas oitavas, quando perdeu para a Colômbia.

A garra charrua é a grande força da seleção, mas a experiênci­a e o faro de gol de Luis Suárez também dão esperança aos uruguaios. O atacante de 35 anos voltou a jogar pelo Nacional de Montevidéu e quer levar a

Copa para o país após um hiato de 72 anos.

Além da experiênci­a dos veteranos, o Uruguai aposta também na renovação, com 13 dos 26 convocados sendo estreantes na Copa.

Do outro lado, a Coreia do Sul participar­á de uma Copa do Mundo pela 11ª vez na história. O melhor resultado alcançado foi a quarta posição em 2002, quando o país sediou o torneio ao lado do Japão.

A equipe sul-coreana é comandada pelo português Paulo Bento, que assumiu após a Copa da Rússia. Além de buscar a classifica­ção para o mata-mata, o treinador terá o desafio de enfrentar os compatriot­as logo na primeira fase.

 ?? Pablo Porciuncul­a/AFP ?? Aos 35 anos, Luis Suárez continua sendo a esperança de gols da Celeste Olímpica em mais uma Copa do Mundo
Pablo Porciuncul­a/AFP Aos 35 anos, Luis Suárez continua sendo a esperança de gols da Celeste Olímpica em mais uma Copa do Mundo

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil