Folha de Londrina

Dez mil candidatos devem realizar o concurso para professor em Londrina

Provas estão marcadas para este domingo, em 17 locais da área urbana; são ofertadas 369 vagas para educadores

- Reportagem Local

Os candidatos inscritos no concurso público para Professor da Educação Básica, realizado pela Prefeitura de Londrina, farão provas objetiva, discursiva e de títulos no próximo domingo (27), a partir das 14h. O período de avaliações terá 5 horas de duração, com provas no campus da UEL (Universida­de Estadual de Londrina) e outras instituiçõ­es de ensino, como colégios estaduais e escolas municipais, totalizand­o 17 locais da área urbana

Ao todo, 10.423 pessoas estão habilitada­s para realizar esta etapa do concurso. São professore­s de 332 cidades, de 22 estados, representa­ndo todas as regiões do Brasil . A secretária municipal de Recursos Humanos, Julliana Bellusci, disse que o volume de participan­tes superou as expectativ­as do Município, uma vez que a projeção era de cerca de 4.400.

“Esse cálculo é baseado em concursos anteriores de cenários de outros períodos. Mas, normalment­e, levamos em conta que os cargos que exigem formação em nível superior não comportam expectativ­as mais altas, tendo em vista o nível de especializ­ação exigido. Acreditamo­s que vários fatores levam a isso, como o fato de que o Município de Londrina é acolhedor para se estabelece­r e ter uma carreira, e também porque a administra­ção tem propiciado boas condições de trabalho.”

VAGAS

O concurso oferece 369 vagas para educadores (cargo PEB 01) que atuarão nas séries iniciais do Ensino Fundamenta­l e Educação Infantil. Haverá preenchime­nto direto de vagas e também formação de cadastro de reserva para futuras chamadas, conforme as demandas e necessidad­es da Educação. Do total de vagas, 313 são para ampla concorrênc­ia, 37 para afro-brasileiro­s e mais 19 para pessoas com deficiênci­a.

No dia das avaliações, as provas objetiva e discursiva, de caráter eliminatór­io e classifica­tório, serão aplicadas ao mesmo tempo, a partir das 14h. A entrega de títulos, também classifica­tória, irá ocorrer no andamento dessas atividades. Nas salas de aula, fiscais passarão nas mesas dos candidatos recolhendo o envelope devidament­e lacrado e contendo a documentaç­ão exigida no edital, devendo entregar o protocolo de recebiment­o aos presentes.

A remuneraçã­o inicial será de R$ 4.691,09 e inclui salário básico, complement­ação salarial, gratificaç­ão de magistério, assiduidad­e e auxílio alimentaçã­o. A jornada de trabalho semanal tem carga horária de 30h.

ORIENTAÇÕE­S

Bellusci reforçou que os candidatos precisam, antes de ir para a prova, ler o edital atentament­e, eliminar os pontos de dúvida, verificar os documentos solicitado­s (item 10.4 do Edital 142/2022) e imprimir o cartão informativ­o. Se possível, indicou ela, é importante ir até o local da prova antes da data do concurso e também separar os materiais necessário­s.

“Além dos documentos pedidos no edital, cada pessoa deve levar sua caneta esferográf­ica transparen­te, lembrando de comparecer ao local de prova munido de documento pessoal com foto. No mais, o candidato nunca deve se ater a coisas que possam limitar o seu desempenho, como a questão da concorrênc­ia. Fundamenta­l é focar em si próprio e no seu desejo, e fazer a sua parte.” (Com informaçõe­s do N.Com)

 ?? Emerson Dias - N.Com ?? Aprovados atuarão nas séries iniciais do ensino fundamenta­l e educação infantil; haverá preenchime­nto direto de vagas e também formação de cadastro de reserva
Emerson Dias - N.Com Aprovados atuarão nas séries iniciais do ensino fundamenta­l e educação infantil; haverá preenchime­nto direto de vagas e também formação de cadastro de reserva
 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil