Folha de Londrina

A Copa começou: o que petiscar durante os jogos?

- Por Fábio Luporini

A bola começou a rolar na Copa do Mundo do Catar e isso é mais do que motivo para reunir a família e os amigos, fazer um churrasqui­nho, tomar uma cerveja, aperitivar e petiscar. Duvido que você já não tenha combinado com alguém onde vai assistir determinad­o jogo do Brasil. E a final do mundial, então? Já tem local certo para ver? Sem nem mesmo saber se o Brasil avançará até o último duelo, tudo vira motivo de festa por aqui. E é natural que a gente queira se reunir com quem gosta.

Mas, o que petiscar? O que aperitivar? Afinal, haja cardápio para tantos jogos, ainda mais se, de fato, a seleção brasileira chegar à final, como é o desejo e a torcida de muitos de nós. Se meu amigo Gabriel Bernardo estivesse no Brasil, certamente estaria organizand­o uma espécie de “fanfest” na casa dele, com muitos petiscos. Entre eles, não poderiam faltar azeitonas. Acontece que, recentemen­te, recebi um série de itens que ele certamente ficou com inveja e água na boca: diversas opções de azeitonas da empresa Vale Fértil.

Se eu for degustar um a cada jogo do Brasil, vai faltar futebol para tanto. As opções são muitas, eu nem sabia que tinha tanta variedade assim: azeitonas recheadas com queijo azul ou com pimentão, sem caroço, temperadas com sabor mexicano ou com sabor italiano, pacotinhos com gosto de chilli ou de queijo provençal. É uma verdadeira festa para quem é fã de azeitonas tal qual o Gabriel é.

Mas, por outro lado, não pode faltar um churrasqui­nho com linguiça, um contra-filé, uma fraldinha ou, quem sabe, se for possível, uma picanha. Já te contei por aqui que gosto mesmo é de harmonizar um bom vinho com churrasco, mas, para quem, gosta, vale a pena sempre ter uma cerveja bem gelada. E por que não uma rodada de espetinhos? Já pensou todo mundo sentado na frente da televisão assistindo ao jogo e degustando espetinhos? Além de carne, pode ser de frango, e medalhão com bacon, de queijo, de legumes, entre tantos outros.

E não tem programa mais legal que misturar pipoca e guaraná. Não sei se foi a famosa propaganda do refrigeran­te que eternizou essa harmonizaç­ão ou se foi o contrário, entretanto, dá até vontade de ir preparar a combinação. Vale até aqueles salgadinho­s que a gente compra de vez em quando para servir como entradinha­s. Amendoins, salame e até um espetinho de caprese (queijo, tomate cereja e manjericão). O que não pode é deixar a partida rolar sem reunir os mais chegados em torno da alegria e do entretenim­ento.

Fábio Luporini é jornalista. Escreve na edição de sexta-feira.

Os artigos publicados não refletem, necessaria­mente, a opinião da Folha de Londrina.

 ?? Pixabay ??
Pixabay

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil