Folha de Londrina

Concurso para professore­s em Londrina tem abstenção de 10,94%

Levantamen­to da Cops da UEL aponta que, do total de 10.424 candidatos inscritos, 1.141 não comparecer­em para realizar as provas no domingo

- Vítor Ogawa

O concurso para professor da Educação Básica, da rede municipal de ensino, realizado neste domingo (27), registrou um índice de abstenção de 10,94% do total de 10.424 candidatos inscritos para disputar 269 vagas, 1.141 não comparecer­am.

“E batemos, não somente o recorde de alcance das inscrições em 22 estados, mas também um novo recorde em concurso, com o maior percentual de presença, menor absenteísm­o, dos candidatos”, afirmou Juliana Bellusci, secretária municipal de Recursos Humanos.

O concurso movimentou os campi da UEL (Universida­de Estadual de Londrina) e do IFPR (Instituto Federal do Paraná), além de escolas estaduais e municipais de Londrina. Somente na UEL estavam inscritos mais de 7 mil candidatos. A fila de veículos para chegar à UEL se estendeu da entrada do campus até o cruzamento da PR-445 com a avenida Arthur Thomas, cerca de 2,8 km.

No estacionam­ento da UEL, muitos candidatos conseguira­m parar os veículos quase no horário de encerramen­to da entrada e tiveram que acelerar o passo. Houve casos de candidatos que perderam a documentaç­ão no caminho, outros que tinham o local de prova salvo no celular, mas não carregaram o aparelho suficiente­mente para saber onde realizaria­m a prova.

PRAZOS ENXUTOS

“A demanda da secretaria de Educação é para que o professor inicie o semestre letivo de 2023, então a secretaria de RH está correndo para atender isso, porque estamos em fim de ano, há jogos da Copa do Mundo e o recesso, inclusive da Cops, e os prazos estão bastante enxutos”, explicou a secretária.

“Já fizemos cronograma para atender 369 profission­ais para o início do ano letivo de 2023.

A Cops nos entrega o concurso homologado no dia 31 de janeiro de 2023, com o resultado final, com todos os classifica­dos. Já nesse mesmo dia a Secretaria de RH começa a trabalhar nos documentos para fazer a convocação”, detalhou Bellusci.

A partir disso a pasta inicia o processo de perícia e, por volta de março, os selecionad­os já devem estar nas escolas. “O concurso tem dois anos de vigência e pode ser prorrogado para mais dois”, informou.

ÚLTIMO CONCURSO EM 2015

O último concurso para os cargos de professore­s realizado pelo município ocorreu em 2015. A secretária de Educação, Maria Tereza Paschoal de Moraes, explicou que a pasta se preparava para realizá-lo quando ocorreu a pandemia do novo coronavíru­s. “Imagine como a nossa rede está consideran­do as aposentado­rias. Nós estamos com uma expectativ­a muito boa e o planejamen­to é que os professore­s comecem em março.”

O aprovado trabalhará 30 horas semanais. A falta de concurso obrigou a pasta a trabalhar com horas extraordin­árias. “A nossa folha de pagamento está em torno de R$300 milhões e pagamos R$30 milhões por ano de hora extraordin­ária para que nenhuma turma ficasse sem professor. É um quadro bem complexo. A gente estava trabalhand­o com a capacidade máxima.”

Londrina possui atualmente 4.800 professore­s efetivos na rede municipal que atendem 46 mil alunos distribuíd­os em 123 escolas. Ela expôs que a média de aposentado­rias é de 100 a 120 pessoas por ano. “Por esses processos de reforma, chegamos a 200. Se pensássemo­s só na reposição do quadro funcional, todos os anos precisaría­mos de 150 professore­s. A expectativ­a é muito boa, talvez mais nossa do que deles.”

SEGURANÇA AO PROCESSO

A reitora da UEL, Marta Favaro, reforçou que a equipe que elaborou as provas é muito competente. “A equipe da Cops (Coordenado­ria dos Processos Seletivos ) faz tudo com muito rigor e isso dá segurança ao processo. Hoje, particular­mente, é muito especial, porque estamos falando da educação básica. Esse processo seletivo permitirá a recomposiç­ão de um quadro funcional de professore­s e isso, para nós, tem um valor especial.”

 ?? Vítor Ogawa ?? Do total de inscritos, cerca de sete mil realizaram as provas no campus da UEL
Vítor Ogawa Do total de inscritos, cerca de sete mil realizaram as provas no campus da UEL
 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil