Folha de Londrina

‘Histórias de Acordar’ traz narrativas sobre temas contemporâ­neos

- Ana Luíza Barreto

O projeto Histórias de Acordar traz narrativas atuais para ajudar os jovens a compreende­rem melhor o mundo em que vivemos, sem deixar de serem comoventes, o projeto conta com textos de Conceição Evaristo, Penélope Martins, Roseana Murray, Fernando Arosa, Antônio Schimeneck e Alan Minas, além de contar um audiolivro e dois cadernos pedagógico­s.

O projeto, criado pelo professor de literatura Fernando Arosa e pelo arte-educador Nélio Spréa, é realizado pela Parabolé Educação e Cultura. Os contos trazem temáticas como liberdade religiosa, igualdade social, feminismo, entre outros assuntos, as ilustraçõe­s são de Jota P. Andrade.

Para alcançar os jovens do 6º ao 9º ano, além do ensino médio, exemplares do livro em versão impressa foram distribuíd­os em escolas públicas de municípios do Paraná e do Rio de Janeiro.

Nélio Spréa, diretor da Parabolé Educação e Cultura, explica mais sobre o projeto visa fomentar a cidadania, a participaç­ão na sociedade, entre outras caracterís­ticas que acredita que é essencial para todo ser humano.

INSPIRAÇÃO

A ideia veio de Fernando Arosa, que apesar de ser educador também é pai e diz que os filhos o motivam em cada área de sua vida. “Há mais ou menos 6 anos, aconteceu algo que me incentivou a agir. Moro com minha esposa e filhos na Zona Sul do Rio de Janeiro. O mais velho, que na época tinha 9 anos, estava brincando no condomínio e sofreu uma situação de racismo. Meu filho chegou a pedir para mudar de cor e isso me fez querer atuar em prol de um mundo melhor”, explica Arosa.

A partir disso o professor idealizou uma ação educativa que focaria nos direitos humanos. Assim que a parceria com a Parabolé foi concretiza­da, Arosa conseguiu realizar dois eventos presenciai­s para lançar o projeto no Rio de Janeiro, além de contar com uma live com toda a equipe.

Supervisão:

Editora

Célia

Musilli/

Projeto Histórias de Acordar Vendas: Histórias de Acordar e Editora Trilhares

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil