Folha de Londrina

Belgas trocam indiretas e evidenciam racha no grupo

-

O Grupo F da Copa do Mundo do Catar vai para a última rodada com três seleções na briga pelas duas vagas para o mata-mata do torneio. Bélgica, Croácia e Marrocos estão vivas da disputa, dependem apenas de si e definirão quem se classifica­rá no jogo final da fase de grupos. O Canadá, zerado, já está eliminado e apenas cumpre tabela em sua terceira partida no torneio.

Com a vitória deste domingo (27) por 4 a 1 sobre a seleção canadense, a Croácia assumiu a liderança da chave, com quatro pontos. Os croatas estão igualados na pontuação com o Marrocos, que surpreende­u e venceu a Bélgica mais cedo por 2 a 0, com gols de Sabiri e Aboukhlal, mas levam a melhor no saldo de gols (3 a 2). Os belgas seguem logo atrás, em terceiro, com três pontos.

Foi a primeira vitória de Marrocos em Copas do Mundo desde o Mundial de 1998.

Os duelos da terceira rodada da chave serão disputados na próxima quinta-feira (1), às 12h (de Brasília) com Croácia x Bélgica e Canadá x Marrocos. Com exceção da seleção da América do Norte, quem

Indireta de lá, indireta de cá... A situação problemáti­ca da Bélgica tomou proporções ainda maiores depois da derrota por 2 a 0 ao Marrocos, neste domingo (28), pela segunda rodada da Copa do Mundo do Catar. O experiente zagueiro Jan Vertonghen, de 35 anos, tomou as dores de recentes declaraçõe­s feitas pelos meias Kevin De Bruyne e Eden Hazard.

Em entrevista pós-jogo ao jornal belga “Sporza”, o veterano possivelme­nte teria ironizado as falas de De Bruyne, que alegou uma seleção “envelhecid­a”, com poucas chances de vencer a Copa em 2022, e de Hazard, que identifico­u uma defesa mais lenta vencer garante a vaga nas oitavas de final do Mundial do Catar. Mas a situação pode ficar embolada dependendo dos resultados.

Para a Croácia, até mesmo um empate diante da Bélgica já resulta em classifica­ção. A vice-campeã em 2018 é eliminada se perder para os belgas e Marrocos vencer ou empatar o confronto contra o Canadá.

Se o Marrocos empatar, também se mantém vivo no torneio. A seleção africana ainda avança mesmo se for superada pelos canadenses, mas precisaria que a Croácia ou vencesse a Bélgica ou perdesse o duelo nesta temporada.

“Muitas coisas estão passando pela minha cabeça que eu não deveria dizer, ou pelo menos não fora do vestiário. Provavelme­nte também atacamos mal porque estamos muito velhos, não é? Sempre será falado algo assim”, disse Vertonghen, na zona mista.

A Bélgica, com três pontos, foi ultrapassa­da por Croácia e Marrocos - ambos com quatro -, e caiu para a terceira colocação no Grupo F. Os belgas encaram os croatas na última rodada.

Em declaraçõe­s recentes, Eden Hazard e Kevin De Bruyne não se mostraram muito confiantes em projetar uma boa campanha para a Bélgica no Mundial do Catar. Parte das críticas feitas por por três ou mais gols.

Para a Bélgica, um empate só serve se Marrocos for derrotado por mais de quatro tentos de diferença pela seleção canadense. Nesse caso, o saldo de gols (primeiro critério de desempate) dos belgas seria superior e ficaria com a segunda vaga do grupo. Se ambas as equipes terminarem com saldo igual, o critério de desempate seguinte é número de gols marcados -que os marroquino­s estão levando a melhor por 2 a 1.

GOLEADA

Depois de sofrer um gol praticamen­te no início do jogo, a dois dos principais destaques da seleção europeia respingara­m no setor defensivo.

“Sem chance, estamos muito velhos. Acho que a nossa chance era em 2018. Temos um bom

Croácia virou a partida contra o Canadá. O jogo começou em alta velocidade, e com susto para os atuais vice-campeões mundiais. Com apenas 1 minuto e 7 segundos, o canadense Davies aproveitou cruzamento de Buchanan e testou com força para abrir o placar. Além de ser o gol mais rápido do Mundial de 2022 até o momento, foi também o primeiro canadense na história das Copas.

A Croácia empatou ainda no primeiro tempo com Kramaric e Livaja. No segundo tempo, a Croácia dominou amplamente a partida e marcou mais duas vezes, com Kramaric e Majer. time, mas está envelhecid­o”, disparou o meia do Manchester City, em declaraçõe­s ao “The Guardian”. “Nossos defensores não são os mais rápidos e eles sabem disso”, disse Hazard ao EFE.

 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil