Folha de Londrina

30% dos agendados não comparecem no mutirão contra Covid

- Reportagem Local

A secretaria Municipal de Saúde divulgou o balanço do mutirão de vacina contra Covid-19, realizado no sábado, em 12 unidades de saúde de Londrina. Das 5 mil pessoas que agendaram horário, apenas 3.486 comparecer­am no horário, ou seja, foi registrado um índice de 1.514 faltosos - 30,28% do total.

“Fazemos um apelo para a população que faz o agendament­o, que ela compareça para se vacinar. Tivemos um índice alto de faltantes no penúltimo mutirão com mais de 2 mil pessoas que agendaram e não comparecer­am e agora mais 1.500. Além de deixar nossa equipe ociosa, a logística organizada é muito grande e a pessoa que falta tira a vaga de outras que queriam se vacinar”, disse o secretário municipal de Saúde, Felippe Machado. Ele explicou que o objetivo dos mutirões é agilizar a vacinação do público maior de 18 anos, o que em Londrina representa 80 mil pessoas.

AGENDAMENT­O

Das 4 mil vagas que abriram ao meio-dia de sexta-feira (25), ainda restam 977 vagas distribuíd­as em todas as UBS da cidade. Podem agendar um horário, através do site da Prefeitura, os cidadãos interessad­os em tomar as doses de reforço e aquelas do esquema inicial contra a Covid-19 (1ª e 2ª doses).

“Fomos muito bem nas primeiras e segundas doses, mas a partir desse momento as pessoas deixaram de completar o esquema vacinal. Têm muitas pessoas que ainda não tomaram a primeira dose de reforço ou a segunda de reforço, por isso a gente faz o apelo para a população”, reforça o secretário. “A vacina tem o objetivo principal de evitar os casos graves, as internaçõe­s e os óbitos. Em que pese as pessoas que tomam a vacina, por ventura, ainda acabam se contaminan­do com o vírus, a doença se manifesta de forma muito mais leve com a vacina.”

ÓBITOS

De acordo com o último boletim semanal, divulgado pela secretaria na última sexta-feira (25), foram confirmado­s 873 casos da doença na cidade, totalizand­o150.491 infecções positivada­s desde o início da pandemia. Isso representa um aumento de 454 novos casos em comparação com a semana anterior, que havia registrado 419 casos.

Nesta semana, também registrara­m-se quatro óbitos e 641 casos curados. Com isso, até o momento, Londrina computou 147.281 curados e 2.625 mortes devido ao Coronavíru­s. (Com informaçõe­s do N.Com)

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil