Folha de Londrina

Pequenos seres da natureza

-

Como é o álbum de retrato das minhocas? Como é a cama em que as moscas dormem? Como é a escola das aranhas?

As moscas possuem medo de escuro na hora de dormir? O que as minhocas comem no lanchinho da tarde? As aranhas brincam de pega-pega na escola? As minhocas usam boné para passear? As moscas comem bolo de banana na casa das avós? As aranhas jogam peteca?

A escritora norte-americana Doreen Cronin resolveu responder essas e outras tantas perguntas sobre aranhas, minhocas e moscas. Para isso criou uma coleção de diários infantis escritos pelos próprios bichos: “Diário de Uma Aranha”, “Diário de

Uma Minhoca” e

Mosca”.

Os três volumes, publicados pela editora Companhia das Letrinhas com ilustraçõe­s de Harry Bliss, trazem três improvávei­s amigos (um filhote de minhoca, um filhote de aranha e um filhote de mosca) narrando as coisas que fazem no dia a dia.

Em “Diário de Uma Minhoca”, uma minhoquinh­a relata como é sua vida embaixo da terra. Afirma que a mãe nunca a manda tomar banho e que tem pavor de anzóis. Apesar de tirar nota 10 em matéria de adubação, costuma comer algumas páginas do caderno de tarefa da escola.

Em “Diário de Uma Mosca”, uma mosquinha conta que já foi ovo e larva antes de ser mosca. Que possui 327 irmãs e consegue olhar para todas as direções ao mesmo tempo. E que, apesar de comer comida regurgitad­a, odeia ser chamada de “comedora de bosta” na escola.

Em “Diário de Uma Aranha”, uma aranhinha revela que troca de pele quando cresce e não gosta de ser chamada de inseto, pois não é um inseto (insetos possuem seis patas, aranhas possuem oito). E que tem medo de várias coisas, principalm­ente de aspirador de pó.

De maneira divertida e com bom humor, Doreen Cronin coloca os pequenos seres da natureza no cotidiano das crianças.

“Diário de Uma

 ?? Harry Bliss/ Divulgação ??
Harry Bliss/ Divulgação

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil