Folha de Londrina

Promessa resolve e põe Gana mais perto da vaga

- Luciano Trindade

Lusail, Catar - Desde a Copa do Mundo de 2006, Portugal não conseguia vencer dois jogos seguidos na competição. Nesta segunda-feira (28), diante do Uruguai, não só conseguiu repetir a dobradinha como também confirmou com antecedênc­ia sua classifica­ção para as oitavas de final do Mundial no Catar com um triunfo por 2 a 0.Portugal, Brasil e França são as únicas seleções 100% até aqui.

Bruno Fernandes, já no segundo tempo, marcou os gols que permitem aos portuguese­s sonhar com voos mais longos no mata-mata, como havia feito há 16 anos, quando chegou à semifinal. De quebra, a vitória sobre os uruguaios no estádio Lusail também complicou a situação da equipe sul-americana no Grupo H. Enquanto os lusos lideram, com seis pontos, os uruguaios somam apenas um, empatados com a Coreia do Sul.

Na última rodada, Portugal vai encarar sul-coreanos dependendo apenas de um empate para ser o primeiro da chave, enquanto o Uruguai duela com Gana num jogo de vida ou morte - neste momento, a segunda vaga do grupo está

Kudus, de 22 anos, provou ontem porque é uma das esperanças para o futebol ganês. A seleção africana teve a vantagem de 2 a 0 na partida, mas sofreu o empate da Coreia do Sul, melhor no jogo a partir dali. O meia, porém, resolveu o jogo aos 22 minutos, com um bonito chute de canhota.

Agora, Gana mantém vivas as chances de classifica­ção às oitavas de final nesta Copa do Mundo, com três pontos conquistad­os - o time foi derrotado por Portugal na primeira rodada, em um jogo disputado. A Coreia do Sul esboçou a reação com o atacante Cho Gue-sung, autor de dois gols. com os africanos, que somam três pontos.

Ver a seleção celeste em maus lençóis tem um gosto de vingança para os lusitanos. Na Rússia, em 2018, o elenco liderado por Cristiano Ronaldo deu adeus à competição nas oitavas de final, superado justamente pelos uruguaios.

Na ocasião, Cavani marcou dois gols na vitória por 2 a 1. Novamente titular no confronto de ontem, ele teve atuação bem apagada.

Se o primeiro tempo fosse retratado por uma única foto, o Uruguai levaria vantagem.

Para o país asiático, no entanto, a situação se complica. O time é o último do Grupo H, com somente um ponto, conquistad­o contra o Uruguai na primeira rodada, e enfrenta Portugal na próxima sextafeira para definir a vaga.

A Coreia do Sul pressionou bastante no fim da partida, criando oportunida­des principalm­ente pelo lado esquerdo do ataque, mas não conseguiu transforma­r o domínio em gols.

Kudus esteve envolvido em uma polêmica com Neymar antes da Copa do Mundo. O jornal inglês “The Guardian” publicou uma matéria em que o jogador teria dito que o astro brasileiro “não é melhor” que ele. A declaração ganhou as redes sociais,

Foi da equipe sul-americana a melhor chance, já aos 32 minutos, quando Bentancur fez fila na defesa lusitana e exigiu um bloqueio do goleiro Diego Costa.

Foi o técnico Fernando Santos que acabou indo para o vestiário com uma preocupaçã­o maior. Aos 42 minutos, ele viu mais um atleta seu sofrer uma lesão. Desta vez, o lateraldir­eito Nuno Mendes sentiu um incômodo muscular, saiu de campo chorando e precisou ser substituíd­o.

Raphael Guerreiro foi quem entrou no lugar dele, enquanto mas o jogador tratou de desmenti-la antes da estreia, contra Portugal.

“Minha família e cultura me ensinaram a respeitar os mais velhos. Neymar, assim como, Thiago Alcântara e muitas lendas nos inspiraram a sonhar. Assim como Neymar, eu quero humildemen­te inspirar a próxima geração como eles fizeram”, escreveu ele.

Os jogadores se encontrara­m em campo em um amistoso entre as seleções e até bateram boca, mas o Brasil saiu de campo vencedor com um 3 a 0 tranquilo. O fato é que Kudus foi descoberto em uma academia de futebol em Gana ainda criança e, desde então, caminhou para se tornar um dos astros do país o titular aumentava para três o número de atletas portuguese­s com problemas físicos. E ele se junta a Danilo Pereira e Otávio, que se machucaram na vitória sobre Gana, por 3 a 2.

Depois do intervalo, os portuguese­s, enfim, acharam o caminho.

Aos nove minutos, Bruno Fernandes tentou cruzar para Cristiano Ronaldo, mas a bola acabou indo direto para o gol. O camisa 7 se esticou todo para tentar dar uma casquinha de cabeça, mas nem ele, nem o goleiro triscaram na bola. Ela só parou no fundo da rede.

Depois do gol, a partida ficou mais aberta para ambos os lados. Os próprios portuguese­s tiveram chance de ampliar, enquanto os uruguaios enfim passaram a frequentar o campo de ataque, exigindo boas defesas de Diogo Costa.

Antes do fim, porém, o árbitro marcou um pênalti para os português após o zagueiro Giménez desviar a bola com a mão. O lance foi revisado pelo VAR (árbitro de vídeo). Bruno Fernandes converteu nos acréscimos.

O duelo também ficou marcado por uma invasão de campo, ocorrida um minuto antes de Bruno Fernandes abrir o placar. O torcedor não identifica­do correu pelo campo com uma bandeira com as cores do arco-íris, usada pelo movimento de inclusão da comunidade LGBTQIA +.

 ?? Kirill Kudryavtse­v/AFP ?? Bruno Fernandes marcou os dois gols de Portugal na “revanche” contra o Uruguai: Celeste fará jogo decisivo contra Gana, na terceira rodada, para tentar classifica­ção
Kirill Kudryavtse­v/AFP Bruno Fernandes marcou os dois gols de Portugal na “revanche” contra o Uruguai: Celeste fará jogo decisivo contra Gana, na terceira rodada, para tentar classifica­ção
 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil