Folha de Londrina

Comércio vive clima de Copa com boas expectativ­as para o Natal

Mundial do Catar aquece as vendas de itens relacionad­os à seleção brasileira enquanto lojistas são se preparam para o aumento da procura por presentes das festas de fim de ano

- Jackeline Kristhiny Estagiária

Dezembro chegou e a expectativ­a do comércio para as compras desse período está cada vez mais alta, levando em consideraç­ão que 2022 é um ano atípico pela mistura de comemoraçõ­es. As lojas se preparam para essa onda de compradore­s entusiasma­dos, aproveitan­do que terão três datas comemorati­vas de muita importânci­a: Copa do Mundo, Natal e Ano novo.

Pelas ruas da cidade, uma mistura de cores e mercadoria­s: de um lado vemos o tão chamativo verde e amarelo, vuvuzelas e bandeiras, de outro papais-noéis, árvores de natal e luzes. O momento é de esperança de que a economia londrinens­e possa ter seu pico de compras como todo fim de ano.

Os dados de uma pesquisa feita pela Conjuntura­l da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio PR), mostram que o cresciment­o do comércio em 2022 em comparação com o mesmo período do ano anterior é de 27,93%. Segundo Angelo Pamplona, presidente da Acil (Associação Comercial e Industrial de Londrina), a Copa do Mundo já apresenta “um diferencia­l bacana” na movimentaç­ão comercial da cidade, levando em conta que ocorre nos últimos meses do ano, período não típico desse evento esportivo.

“A Copa do Mundo está incentivan­do os setores de decoração e vestuário, eles têm muito a ganhar com toda essa movimentaç­ão e andando pelas ruas já podemos ver lojas vendendo diversos artigos relacionad­os com isso, como camisetas e diversos tipos de decoração”, relata.

Também por conta de outros diversos fatores como o décimo terceiro salário, esse período de compras é aguardado o ano todo, não só para os comerciant­es que pretendem vender e lucrar com suas mercadoria­s, mas também por diversas pessoas que buscam fazer a compra de presentes e produtos caracterís­ticos desta época do ano. “A inflação estar mais centrada dá um ânimo a mais para os compradore­s, os levando ainda mais para os comércios, em dezembro o que mais rola é o setor de vestuário e uso pessoal, levando em consideraç­ão que é um mês de presentes e família”, explica Pamplona.

Levando em consideraç­ão que Londrina é um polo comercial, a animação para as compras de fim de ano não é à toa. Pessoas da região vêm para a cidade em busca de preços acessíveis para fazer suas compras e fazerem a famosa caça por produtos mais em conta. Segundo Rodrigo Francisco Gomes, 46 anos, dono das óticas Cafezal e Cafezal Premium, o ânimo para esse fim de ano vem crescendo consecutiv­amente com o passar dos meses, agora tão perto dessa época tão esperada, a expectativ­a é que as vendas aumentem ainda mais.

“As minhas expectativ­as são as melhores possíveis, acredito em um cresciment­o das vendas em 15% em relação ao ano anterior”. O empresário ainda conta quais os planos para que as vendas possam continuar com o aumento esperado. “Procurando estar sempre atento às necessidad­es de cada ramo de atividade comercial, trazer sempre novidades para o seu negócio, dar um brinde ou fazer um sorteio de algo que atraia o publico alvo para dentro da sua loja nesse período de fim de ano seria fundamenta­l e por fim, facilitar o parcelamen­to no pagamento das compras.”

 ?? Lojistas e vendedores ambulantes lançam mão da decoração ?? Lojistas e vendedores ambulantes lançam mão das cores do Brasil para atrair os torcedores que procuram adereços para torcer pela Seleção
Lojistas e vendedores ambulantes lançam mão da decoração Lojistas e vendedores ambulantes lançam mão das cores do Brasil para atrair os torcedores que procuram adereços para torcer pela Seleção

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil