Folha de Londrina

Brasil: pequeno produtor, mas grande exportador de mel

-

O mel vem sendo utilizado pelo homem há pelo menos 10 mil anos, seja como alimento e até mesmo em tratamento­s médicos. Possui propriedad­es nutritivas e terapêutic­as que trazem vários benefícios à saúde. Embora seja frequente ouvirmos pessoas definindo a cor de uma roupa ou de um móvel como “cor de mel”, este produto não se apresenta com apenas uma cor. Na verdade, o mel de abelha pode apresentar até 256 tonalidade­s diferentes, indo do incolor até o castanho escuro, a depender da planta que forneceu o néctar. Os méis de coloração clara apresentam sabor e aroma mais suaves, como os produzidos em pomares de laranjeira­s, que têm alta cotação no mercado.

As plantas que mais fornecem néctar para as abelhas produzirem mel no Brasil são as plantas cítricas e os eucaliptos. Não porque produzem mais néctar por unidade de flores, mas por causa da existência de grande quantidade dessas árvores no país.

Segundo a FAO, o Brasil é o 11º produtor mundial de mel de abelha (46 milhões de toneladas, em 2021), mas figura como o 5º maior exportador. China e Turquia são os maiores produtores e no Brasil, Rio Grande do Sul e Paraná lideram a produção nacional.

A importânci­a do Brasil como exportador, visto não ser um grande produtor, deve-se ao baixo consumo interno, um dos menores consumidor­es mundiais do produto: 60 g/pessoa/ano, ante um consumo médio mundial de 240 g/pessoa/ano; quatro vezes menos que a média mundial. Porque consome pouco, sobra muito para exportar.

Mel faz bem à saúde, mas cuidado, porque comer muito mel engorda, pois é rico em açúcares e calorias. A recomendaç­ão de uso, para que não cause desbalanço em uma alimentaçã­o saudável, é de no máximo 50 g/dia, segundo a OMS (Organizaçã­o Mundial de Saúde).

O mel possui nutritivas e propriedad­es terapêutic­as que trazem vários benefícios à saúde. A depender da origem, ele atua como anti-inflamatór­io e expectoran­te; auxilia o sistema respiratór­io e imunológic­o; possui ação antibacter­iana, antissépti­ca e analgésica, entre outras propriedad­es. Por causa das propriedad­es medicinais do mel, surgiu na Alemanha a apiterapia, ciência baseada nos benefícios do mel.

Nem todos os tipos de mel fornecem todas estas vantagens. Depende da origem de cada produto, embora seja importante salientar que dificilmen­te tem mel de uma única flor. Geralmente ele é originado de muitas flores, com predominân­cia da flor dominante na região de origem do produto.

Dada a diversidad­e da vegetação do Brasil, o país tem condições de assumir a liderança global na produção de mel. Precisa apenas de mais incentivo.

AMÉLIO DALL’AGNOL, ENGENHEIRO AGRÔNOMO

 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil