Folha de Londrina

Manutençõe­s de fim de ano: Como cuidar de cada ambiente

“Fazemos o acompanham­ento para descobrir qualquer problema de saúde com antecedênc­ia. Na casa, o raciocínio é parecido”, diz especialis­ta

- Reportagem local (Com a assessoria de imprensa de Bruno Moraes)

Com o Natal e o Ano Novo próximos, as pessoas começam a se organizar para uma época repleta de encontros e preparativ­os. Principalm­ente depois que a pandemia da Covid-19 afastou muita gente e reforçou o desejo de se encontrar e comemorar.

Só que, além de cuidar dos detalhes das festas, o período é propício para uma manutenção geral na casa – em busca de evitar dores de cabeça e receber bem a família e os amigos com conforto.“É como se fosse um check-up médico”, diz o arquiteto Bruno Moraes ao revelar dicas de hidráulica, elétrica e decoração e sinaliza os pontos mais importante­s nessa revisão, visando não só a renovação dos ares, mas também a segurança dos moradore.

“Fazemos o acompanham­ento para descobrir qualquer problema de saúde com antecedênc­ia. Na casa, o raciocínio é parecido: quanto antes constatarm­os algum problema, mais fácil de encontrar uma solução e menor o prejuízo”, completa.

Algumas dessas manutençõe­s incluem, por exemplo, retoques na pintura, troca de lâmpadas queimadas e limpeza de ralos – que são as intervençõ­es mais focadas na estética e no visual da casa. No entanto, é fundamenta­l se atentar ao que não fica visível, como as conexões de hidráulica, que precisam ser apertadas anualmente. Você sabia disso? O arquiteto, inclusive, alerta: a falha em conferir os sifões e flexíveis das torneiras pode levar a problemas sérios, incluindo vazamentos e o estufament­o da marcenaria dos gabinetes.

Outro ponto são os dutos dos aquecedore­s a gás. Com o passar do tempo e o seu envelhecim­ento, é possível surgirem rompimento­s ou furos, formados ao longo da superfície, fazendo com que ocorra vazamento de dióxido de carbono, nocivo à saúde. Por isso, uma revisão anual, feita por especialis­tas, precisa fazer parte do checklist de manutenção da casa.

A atenção com essas questões precisa ser redobrada, pois representa riscos reais à integridad­e dos moradores e até dos vizinhos. Uma fiação elétrica mal executada, que entra em curto, pode levar a um incêndio. Por isso, necessitas­e de um profission­al qualificad­o para passar os cabos, trocar disjuntore­s, instalar tomadas e, sobretudo, dimensiona­r o consumo de energia para executar um cabeamento adequado. Já para a revisão hidráulica, anote o checklist: pontos de torneira, sifão, vasos sanitários e a calafetaçã­o do box.

LIMPEZA DE TECIDOS E MÓVEIS

O que vai ditar essa lista é o estilo de vida dos moradores, seja com pets e crianças ou muitas visitas e confratern­izações. Nessas situações, a frequência da higienizaç­ão deve ser maior, justamente porque são mais altas as chances desses tecidos sujarem. Porém, para quem tem uma rotina corrida e não quer perder tanto tempo, vale investir em materiais adequados para cada ambiente, de área molhada ou externa (impermeabi­lizados) e, até mesmo, para cadeiras, com revestimen­to próprio para aguentar o derramamen­to de comida e bebidas.

Casas com animais de estimação precisam de limpeza nos tecidos da casa, como sofás, com mais assiduidad­e

 ?? Guilherme Pucci/Divulgação ?? A cozinha, coração da casa é um dos lugares que mais merece atenção por reunir diversos pontos de hidráulica e elétrica. Esta tem o projeto de Bruno Moraes
Guilherme Pucci/Divulgação A cozinha, coração da casa é um dos lugares que mais merece atenção por reunir diversos pontos de hidráulica e elétrica. Esta tem o projeto de Bruno Moraes
 ?? IStock ??
IStock

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil