Folha de Londrina

PEC da transição ‘resgata’ proposta sobre educação

- Reportagem Local

Os cortes na educação realizados pelo governo federal aceleraram as negociaçõe­s em torno da PEC 24, em tramitação na Câmara dos Deputados. De autoria da deputada federal Luísa Canziani (PSD-PR), o texto da PEC prevê que despesas de instituiçõ­es federais de ensino financiada­s por meio de receitas próprias, convênios ou doações obtidas por essas instituiçõ­es sejam excluídas da base de cálculo e dos limites previstos no teto de gastos públicos. Será a esta PEC da deputada que deverá ser apensado o texto da PEC da Transição, aprovado no Senado na quarta-feira (7).

A PEC 24 já foi aprovada na Comissão de Constituiç­ão e Justiça (CCJ) e venceu o prazo de 40 sessões. Por isso, pode ser levada ao plenário pelo presidente da Câmara, Arthur Lira (PPAL) já na semana que vem. A proposta já tramitou em várias comissões da Câmara e agora caminha para encabeçar a PEC da Transição, o que representa uma chance de ser aprovada. A PEC 24 recebeu desde o início o apoio das universida­des públicas federais, por meio da Associação Nacional de Dirigentes das Instituiçõ­es Federais de Ensino Superior (Andifes), por facilitar o acesso a recursos que são importante­s para a manutenção das instituiçõ­es.

Dados citados por Luísa Canziani apontam que cerca de 99% da produção científica nacional vem das instituiçõ­es públicas de ensino superior. Já os investimen­tos são de apenas 1,26% do Produto Interno Bruto, contra 1,79% da média mundial. Ainda assim, o Brasil é o 13º maior produtor de conhecimen­to científico no mundo no período 2015-2020, o equivalent­e a 3% da produção científica mundial segundo o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações.

“Não se reduz desigualda­des, não há desenvolvi­mento nem progresso sem educação de qualidade e sem um sistema de ciência e tecnologia forte”, afirma a deputada londrinens­e.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil