Folha de Londrina

Conheça cinco livros que tratam do Carnaval

Livros da editora Pallas são boa opção para conhecer a história da festa mais brasileira de todas

- Reportagem local

O Carnaval 2024 já vai começar e a Pallas Editora separou cinco de seus livros que versam sobre o universo mágico da folia para você ler, entre um bloquinho perto de casa e o desfile da sua escola de samba. Tem biografia, infantojuv­enis, romance e até um livro ilustrado para todas as idades.

CONFIRA:

1. “A Lua Triste Descamba (2023) - O romance de Nei Lopes que destrincha as memórias do subúrbio carioca e o surgimento das primeiras escolas de samba está nas livrarias em nova edição, de novembro passado. O livro rebobina um tempo alinhavado por outras gírias e expressões, com as paisagens interioran­as e chácaras que deram lugar a prédios. A música risca a narrativa, com rodas de choro, ranchos que se transforma­ram em escolas de samba e a aura mítica da eterna Praça Onze.

2. “A Rosa e o Poeta do Morro” (2023) - Escrito por Janaína de Figueiredo e ilustrado por Paulica dos Santos, o livro infantojuv­enil usa “As rosas não falam” como fio condutor da narrativa sobre a vida prosaica de Cartola e Dona Zica, duas celebridad­es brasileira­s. O samba foi gravado num elepê de Beth Carvalho em 1976 e reza a lenda que a inspiração do poeta veio de uma conversa com a companheir­a depois de verem as mudas, plantadas havia poucos dias, se abrirem no jardim da casinha deles, no Morro da Mangueira.

3. “O Adeus do Marujo” (2022) - Escrito e ilustrado por Flávia Bomfim, o livro narra uma versão poética da vida e obra de João Cândido (18801969), o legendário Almirante Negro, personagem que liderou a Revolta da Chibata em novembro de 1910, nos portos cariocas. A sua luta de marinheiro negro e pobre que viajou o mundo antes de comprar briga por mais respeito e melhores condições de trabalho para a categoria servirá de enredo para a escola Paraíso do Tuiuti no Carnaval 2024.

4. “Martinho da Vila: Reflexos no Espelho” (2018) Essa biografia foi acalentada por mais de 30 anos pela autora Helena Theodoro, que se jogou em pesquisas para reconstitu­ir os passos de Martinho da Vila como artista e intelectua­l e conviveu bastante com ele. O livro é conduzido pelas profundas reflexões inerentes às escolhas pessoais e musicais do pai da Mart’nália, um personagem que tem uma trajetória rica em sabedoria, cultura, vitórias e resistênci­a, em seus 85 anos de vida e 55 como sambista.

5. “Os Ibeijis e o Carnaval” (2009) - Neste livro infantojuv­enil, a escritora Helena Theodoro desfia histórias do Carnaval do Rio de Janeiro para os seus netinhos, Neinho e Lalá. Ilustrado com capricho por Luciana Justiniani Hees, o livro vem com um glossário para ajudar os pequenos leitores a se aprofundar mais na origem dessa festa pagã brasileira, que sempre fala muito dos Orixás. Helena foi uma das professora­s do curso obrigatóri­o que prepara os jurados às avaliações nos desfiles da Sapucaí.

* Com assessoria de imprensa.

 ?? ??
 ?? ??
 ?? ??
 ?? Fotos/Divulgação ??
Fotos/Divulgação

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil