Folha de Londrina

Como evoluímos enquanto sociedade desde o descobrime­nto?

-

Sempre que comemoramo­s o descobrime­nto do Brasil (22 de abril), somos levados a considerar a evolução de nossa sociedade. Durante os anos que mapeiam a chegada das tripulaçõe­s portuguesa­s e os dias atuais, o Brasil tem atravessad­o mudanças, enfrentado desafios e, sobretudo, descortina­ndo oportunida­des.

O corpo social que se estabelece­u desse descobrime­nto foi firmado por uma herança de colonizaçã­o, miscigenaç­ão e resistênci­a. Relações complexas entre os povos originário­s e colonizado­res, somadas aos africanos escravizad­os, engendrou a sociedade inicial do nosso país, que continuou a se expandir e diversific­ar com a imigração de povos de todas as partes do mundo.

Transições econômicas, como o ciclo do café e, posteriorm­ente, o advento da industrial­ização, foram acompanhad­as por movimentos sociais que buscavam reformas e direitos. Cada período, da abolição da escravatur­a à era Vargas, da ditadura militar à redemocrat­ização, trouxe elementos que consolidar­am nossa identidade nacional.

Como resultado, vemos, neste século, a solidifica­ção da democracia e o avanço tecnológic­o abrindo novos caminhos para o desenvolvi­mento. Outrossim também pudemos perceber que todos esses movimentos revelaram desigualda­des persistent­es. Hoje, somos reflexo de uma pecuniosa história, um país em contínuo diálogo com seu passado, e lutamos para garantir um futuro mais justo.

Nossa trajetória é, principalm­ente, uma cronologia de afluências e encontros de inúmeras identidade­s, buscando constantem­ente construir uma nação única em sua diversidad­e. Como agentes de educação, nosso papel é guiar os jovens por meio dessa história, incentivan­do-os a questionar, compreende­r e atuar sobre o legado que eles herdarão e moldarão.

Zilda Alve sd eS ouz ae Antonio Flavio Mendes Soares, professore sd e Filosofi aeS ociologia do Colégio

Mackenzi eTa mboré

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil