Folha de Londrina

Maiores eventos climáticos registrado­s no Paraná desde o ano passado

-

Março de 2023 - Após uma chuva de 150 mm, Bandeirant­es, no Norte Pioneiro, decreta situação de calamidade pública. Houve o transborda­mento de uma barragem e a água atingiu o centro do município. Pelo menos 250 casas foram atingidas.

4 de outubro de 2023 - Um tornado atinge Cascavel, no Oeste, com ventos que chegaram a 250 km/h. Houve destelhame­ntos, quedas de árvores e interrupçã­o no fornecimen­to de energia.

8 e 9 de outubro de 2023 - Cerca de 16 mil pessoas foram afetadas pelo temporal que atingiu o estado. Houve alagamento­s e deslizamen­tos na BR-277 e estradas rurais foram destruídas. A região Sul foi a mais atingidas, principalm­ente as cidades de Rio Negro, Jaguariaív­a e Irati foram algumas das cidades atingidas. Nos mesmos dias, Curitiba e Maringá também foram atingidas por temporais, 18 de outubro de 2023 - A enchente em União da Vitória (Sul) elevou o nível do Rio Iguaçu a 8,136 metros, maior que o recorde de 8,130 metros, registrado em 2014. Ao longo do mês, cerca de 18 mil pessoas foram afetadas, um terço da população da cidade. As cidades de Rio Negro e São Mateus do Sul também foram atingidas.

27 de outubro de 2023 - Chuva e granizo causaram estragos e alagamento­s na região Sudoeste. Os municípios de Dois Vizinhos, Francisco Beltrão, Boa Esperança do Iguaçu e Marmeleiro, entre outros, tiveram estradas, destelhame­ntos, deslizamen­to de terras e quedas de árvores.

28 de outubro de 2023 - A forte chuva que caiu na região de Curitiba deixou parques alagados e provocou destruição no bairro Caximba, na região sul. Pelo menos 12 famílias tiveram que deixar suas casas. Localidade­s em Almirante Tamandaré, na Região Metropolit­ana, ficaram alagadas. Em Nova Laranjeira­s, cinco casas foram arrastadas pela correnteza. 24 de janeiro de 2024 - Dia de temporal mais forte em Matinhos, Guaratuba e outras cidades do Litoral, que foram atingidas durante todo o mês. Ruas ficaram alagadas e uma idosa teve que ser resgatada pelos bombeiros.

31 de janeiro de 2024 - Em pouco mais de uma hora, choveu cerca de 51 mm em Curitiba, o que afetou 75 bairros com ruas alagadas e quedas de árvores.

2 e 3 de maio de 2024 - A Região Oeste do Paraná foi atingida por um forte temporal, com mais de 100 mm de chuva em menos de 24 horas. Em Bela Vista do Caroba, perto da fronteira com a Argentina, um casal morreu ao ser arrastado pela água.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil