Ju­lius Oni, 69,

Folha de S.Paulo - Sãopaulo - - Primeira Página - Texto Ca­ro­li­na Mu­niz fo­tos Edu­ar­do Knapp pro­du­ção Aline Pra­do

Foi um gol­pe de Es­ta­do que mo­ti­vou Ju­lius a dei­xar a sua ter­ra, em 1975. O Bra­sil cha­mou a sua aten­ção pe­la pro­xi­mi­da­de com a cul­tu­ra afri­ca­na. Ele che­gou pri­mei­ro ao Rio e, em 1978, se mu­dou pa­ra a ca­pi­tal pau­lis­ta, ao ser apro­va­do em psi­co­lo­gia na USP. Dei­xou o cur­so um ano an­tes de con­clui-lo, pa­ra tra­ba­lhar co­mo pro­fes­sor de in­glês.

Uma sur­pre­sa foi ter que en­fren­tar o ra­cis­mo aqui. “Co­mo o Bra­sil tem uma gran­de po­pu­la­ção ne­gra, achei que me sen­ti­ria em ca­sa, mas não foi o que acon­te­ceu.”

Ele con­ta que pas­sou por inú­me­ras si­tu­a­ções de dis­cri­mi­na­ção, des­de alu­nos que saí­ram da sa­la ao ver um pro­fes­sor ne­gro até gar­çons que se re­cu­sa­ram a ser­vi-lo.

O que mais gos­ta em São Pau­lo são os ami­gos que fez aqui. “Co­mo tra­ba­lho de do­min­go a do­min­go, so­bra pou­co tem­po pa­ra sair”, diz ele, que mo­ra no Cam­po Lim­po. Cos­tu­ma ir aos res­tau­ran­tes

,no ,e na Ber­ri­ni. Seu lu­gar pre­fe­ri­do é a

por cau­sa das

Co­co Bam­bu shop­ping Mar­ket Pla­ce Brau­gar­ten, ave­ni­da li­vra­ri­as Cul­tu­ra Out­back Pau­lis­ta, Mar­tins Fon­tes.

e

e

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.