Sar­de­nha

Folha de S.Paulo - Sãopaulo - - Primeira Página -

Mui­tos fa­to­res con­tri­bu­em pa­ra a di­ver­si­da­de da co­zi­nha des­sa ilha ex­ten­sa, ba­nha­da pe­lo mar Me­di­ter­râ­neo, com per­so­na­li­da­de par­ti­cu­lar, tais quais as con­di­ções to­po­grá­fi­cas (cos­ta e mon­ta­nhas) e as in­fluên­ci­as dos po­vos in­va­so­res.

De um mar ri­co sa­em pei­xes, mo­lus­cos e crus­tá­ce­os. Pães, quei­jos e cas­ta­nhas re­for­çam a amos­tra que, em de­ter­mi­na­dos pe­río­dos do ano, tam­bém lis­tam car­nes de ani­mais co­mo pom­bos, ja­va­li e pa­tos.

Nas­ci­do na Sar­de­nha, o chef Sal­va­to­re Loi fez fa­ma no Fa­sa­no ao che­gar ao Bra­sil e ho­je es­tá à fren­te do res­tau­ran­te Mon­do, pa­ra o qual trou­xe de sua re­gião a fre­go­la com fru­tos do mar.

Tra­ta-se de uma mas­sa fres­ca, sem ovos, no for­ma­to de bo­li­nhas ir­re­gu­la­res, pa­re­ci­das com um grão-de-bi­co. Pri­mei­ro é tor­ra­da (em in­ten­si­da­des va­ri­a­das pa­ra am­pli­ar a ga­ma de sa­bor) e de­pois hi­dra­ta­da em água fer­ven­te . “É co­mo um cus­cuz mais gros­so, he­ran­ça da co­lo­ni­za­ção ára­be, e de­ve ser pre­pa­ra­da igual a um ri­so­to, me­xen­do sem­pre, pa­ra in­cor­po­rar to­dos os sabores”, diz Loi.

A mas­sa é agre­ga­da a uma pa­ne­la com fru­tos do mar (ca­ma­rão, vi­ei­ra e lu­las), le­gu­mes cor­ta­dos em cu­bi­nhos, de mo­do a não ul­tra­pas­sar o ta­ma­nho da mas­sa (abo­bri­nha, sal­são, ce­nou­ra) e cal­do de pei­xe.

Pa­ra fi­na­li­zar, to­ma­te-ce­re­ja, man­je­ri­cão e sal­si­nha fres­cos —e azei­te.

Mon­do - R. Os­car Frei­re, 30, Jar­dins, tel. 3061-2787. Seg. a qui.: 12h às 15h e 19h às 24h. Sex.: 12h às 15h e 19h à 1h. Sáb.: 12h às 17h e 19h à 1h. Dom.: 12h às 17h.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.