Si­cí­lia

Folha de S.Paulo - Sãopaulo - - Primeira Página -

Mai­or ilha do Me­di­ter­râ­neo, foi um ter­ri­tó­rio que so­freu do­mi­na­ção de vá­ri­os po­vos, e is­so se re­fle­te na di­ver­si­da­de de sua co­zi­nha, de sa­bor au­tên­ti­co, cu­jo ei­xo são os pei­xes car­nu­dos e ve­ge­tais vi­ço­sos —to­ma­te, bró­co­lis, abo­bri­nha, be­rin­je­la. As re­cei­tas são ge­ral­men­te fei­tas a par­tir de in­gre­di­en­tes sim­ples e lo­cais. Há for­te pre­sen­ça de fru­tas cí­tri­cas em sor­ve­tes ou cris­ta­li­za­das e la­ti­cí­ni­os com lei­te de ca­bra e ove­lha.

Um gran­de pai­nel de azu­le­jos na pa­re­de do Ni­no Cu­ci­na, a pri­mei­ra ca­sa do ita­li­a­no

Ro­dol­fo de San­tis, traz a ima­gem de uma fa­zen­da tí­pi­ca do sul —me­sa far­ta, azei­te, to­ma­te, be­rin­je­la, li­mão-si­ci­li­a­no, vi­nho.

O car­dá­pio, ain­da que te­nha in­ter­ven­ções au­to­rais e mo­der­nas, con­ser­va clás­si­cos si­ci­li­a­nos, co­mo o aran­ci­ni (bo­li­nhos de ri­so­to fri­to) e os can­no­li, aque­les ca­nu­dos de mas­sa se­qui­nha e cro­can­te.

No Ta­or­mi­na, há 20 anos a re­cei­ta que ocu­pa o cen­tro das aten­ções é o di­ta­li­ni al­la nor­ma, fei­ta des­de os pri­mór­di­os pe­la pro­pri­e­tá­ria, He­le­na Ma­ria Zam­pe­ret­ti Mo­ri­ci,

77. A mas­sa se as­se­me­lha a um pe­que­no tu­bo, cur­to, e é en­vol­ta em um mo­lho de to­ma­te com man­je­ri­cão, cu­bi­nhos de be­rin­je­la na cha­pa, ri­co­ta se­ca de­fu­ma­da e azei­te ex­tra­vir­gem. So­bre ela, pol­vi­lha­se fa­ri­nha de pão ita­li­a­no, com pi­no­le e uva pas­sa —“pa­ra co­mer de co­lher, co­mo os ma­fi­o­sos”, diz a chef aos ri­sos.

Ni­no Cu­ci­na e Vi­no - R. Jerô­ni­mo da Vei­ga, 30, Jar­dim Eu­ro­pa, tel. 3368-6863. Seg. a qui.: 12h às 15h e 19h às 24h. Sex.: 12h às 16h e 19h à 1h. Sab.: 12h às 17h e 19h à 1h. Dom.: 12h às 20h.

Ris­to­ran­te Ta­or­mi­na - Al. Itu, 251, Cer­quei­ra Cé­sar, tel. 3253-6049. Seg. a sex.: 12h às 15h. Sab. e dom.: 12h às 16h.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.