Djind­ja e mu­kua, Ca­ma­rões

Folha de S.Paulo - Sãopaulo - - Primeira Página -

A ca­ma­ro­ne­sa Me­la­ni­to Biyouha cri­ou em 2007 o res­tau­ran­te Biyou’Z, di­mi­nu­ti­vo de seu no­me de fa­mí­lia. De iní­cio, se de­di­cou à cu­li­ná­ria de seu país, mas de­pois co­me­çou a fa­zer pra­tos de paí­ses vi­zi­nhos, co­mo Ni­gé­ria e Ga­bão, e não tão vi­zi­nhos, co­mo Se­ne­gal e Angola. Es­tá dan­do tão cer­to que em 2019 abriu uma fi­li­al na rua Fer­nan­do de Al­bu­quer­que (Con­so­la­ção).

As du­as ca­sas atra­em não só qu­em quer pro­var da cu­li­ná­ria afri­ca­na, mas tam­bém das su­as be­bi­das. Uma das mais cu­ri­o­sas é a mu­kua, fei­ta com me­lan­cia e o fru­to do ba­o­bá, a enor­me ár­vo­re afri­ca­na tão co­nhe­ci­da pe­los que le­ram “O Pe­que­no Prín­ci­pe”. O fru­to, pe­la sua for­ma, lem­bra o ca­cau. Mas den­tro há uma pol­pa se­ca, que se tri­tu­ra pa­ra fa­zer a be­bi­da.

“As pes­so­as fi­cam cu­ri­o­sas pa­ra pro­var, prin­ci­pal­men­te as cri­an­ças que co­nhe­cem a his­tó­ria do Pe­que­no Prín­ci­pe”, diz Me­la­ni­to. Por is­so, a be­bi­da é ge­ral­men­te con­su­mi­da sem ál­co­ol. Os adul­tos po­dem ex­pe­ri­men­tar a ver­são al­coó­li­ca, ge­ral­men­te fei­ta com ca­cha­ça (R$ 25). “A se­men­te do ba­o­bá, cha­ma­da mu­kua, é en­cor­pa­da, por is­so mis­tu­ra-se com me­lan­cia, pa­ra re­sul­tar em um gos­to mais su­a­ve”, ex­pli­ca a chef ca­ma­ro­ne­sa.

Mas o drin­que tra­di­ci­o­nal mes­mo no Biyou’Z é a djind­ja (R$ 21), cor­rup­te­la pa­ra “gin­ger” (gen­gi­bre), in­gre­di­en­te le­va­do pe­los in­gle­ses que co­lo­ni­za­ram o sul de Ca­ma­rões. A ver­são do djind­ja que Me­la­ni­to faz le­va, além do gen­gi­bre, li­mão, la­ran­ja, açú­car e ca­cha­ça.

“Lá em Ca­ma­rões cos­tu­ma-se fa­zer ál­co­ol a par­tir dos tron­cos das pal­mei­ras. O tron­co é moí­do e de­le se re­ti­ra um lí­qui­do bran­co, que de­pois é des­ti­la­do”, con­ta.

Biyou’z - Al. Ba­rão de Li­mei­ra, 19, Cam­pos Elí­se­os, tel. 3221-6806. Seg. a dom.: 12h às 23h.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.