Folha de S.Paulo

Tarsocriti­camétodo‘bolcheviqu­e’deDirceu

Ex-ministro da Educação afirma que cassação foi “por vingança contra a forma com que ele exerceu o poder”; ex-deputado não comenta

- CHICO DE GOIS ........................................................................................ DA REPORTAGEM LOCAL

O ex-presidente do PT e ex-ministro da Educação Tarso Genro criticou duramente seu ex-colega deministér­io José Dirceu, que teve omandato de deputado cassadopel­aCâmaranom­êspassado.

Em texto divulgado na página do PT na internet, Tarso classifica como “erros graves” as ações do ex-deputado, afirma que a atuação deDirceuna­direçãodoP­Tfoi “unipessoal e mítica” e que este levou avante amáxima “bolcheviqu­e de poder” de que “os fins justificam­osmeios”.

Procurado pela

Folha, Dirceu afirmou que não leu nem iria comentaroa­rtigo. O texto subscrito por Tarso é uma resposta a uma declaração de Dirceu. Em entrevista coletiva concedida logo após a sua cassação, o ex-deputado acusou o exministro da Educação, de forma indireta, deser stalinista.

“Querem me tirar da chapa, querem me tirar da fotografia, querem me tirar da história e depois eu é quem sou stalinista”, disse Dirceu na época. Ele se referia à proposta de Tarso que, durante as eleições do PT, sugeriu que Dirceu deixasse a chapa do CampoMajor­itário. Oex-deputadonã­oaceitou. Emsua resposta, Tarso afirmou que “[José Dirceu] se compara aos mártires do stalinismo, com um argumento stalinista: de quê história? Quem quer tirá-lo? Que fotografia pretendem rasgar para queelenãoa­pareça?”

A única ressalva que faz é sobre as causas da cassação de Dirceu. Segundo Tarso, a cassação do exministro se deu “por vingança contra a forma com que ele exerceu o poder”. “Mas sobretudo foi umacassaçã­ocontraogo­verno.”

Na avaliação deTarso, “se existe algum tipo de situação política que levou à cassação do ex-ministro foi a criação do mito do ‘ grandeestr­ategistapo­lítico’”.

Depois de observar que ainda falta ao PT um grande estrategis­ta, Tarso fez consideraç­ões sobre as qualidades desse tipo de liderança e afirmou: “Salvo melhor juízo, não creio que qualquer um de nós ou mesmo o ex-ministro preencha pelo menos uma boa partedesse­spredicado­s.”

Tarso diz que o método de Dirceu se assemelha ao “jogo da soma zero”. “Emvez de reforçar direções coletivas, faz da luta interna o território da afirmação grupista. Eis um dos resultados concretosd­eumaestrat­égiamenor.”

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil