Folha de S.Paulo

Resultado permite juro menor, diz Mantega

- PRISCILLA OLIVEIRA DE BRASÍLIA

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, afirmou ontem que o resultado da inflação oficial, medida pelo IPCA ( Índice de Preços ao Consumidor Amplo), foi positivo e dá “liberdade para o governo ter uma política monetária mais flexível com redução de taxa de juros e aumento do crédito”. O índice registrou alta de 0,36% em maio.

Segundo o ministro, já é possível observar aumento do crédito em maio e uma redução na taxa de juros.

“Teremos maio e junho com taxas de cresciment­o muito maiores que a de abril e que o primeiro trimestre”, afirmou Mantega.

Ele afirmou que o governo está investindo 30% a mais do que investiu no mesmo período do ano passado, incluindo o setor habitacion­al.

Disse também que as empresas estatais, como a Petrobras, irão investir mais neste ano. O plano de negócios da empresa deverá ser anuncia- do na próxima semana, segundo o ministro.

Emrelação aos investimen­tos privados, ele afirmou que o setor ainda está um pouco “assustado” com a crise internacio­nal que se prolonga, porém se mostrou otimista.

“Comoestamo­s mostrando que a economia brasileira pode crescer mesmo com uma crise muito forte lá fora, o setor privado começa a se animar e estamos dando condições para o setor privado investir com custos mais baixos”, disse ele.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil