Folha de S.Paulo

Criticado por tucanos, petista ataca FHC

- BERNARDO MELLO FRANCO DE SÃO PAULO

Alvo de ofensiva do PSDB para responsabi­lizá- lo pelas greves em universida­des federais, o pré- candidato do PT a prefeito, Fernando Haddad, reagiu ontem com críticas ao desempenho do governo Fernando Henrique Cardoso ( 1995- 2002) no setor.

Haddad atacou a gestão de FHC, que apoia o tucano José Serra, ao ser questionad­o sobre a paralisaçã­o que afeta 51 instituiçõ­es. “Duvido que alguém tenha saudade dos tempos de Fernando Henrique Cardoso”, afirmou.

O petista reagiu a nota do presidente do PSDB, deputado Sérgio Guerra ( PE), que o acusou de deixar uma “herança maldita” para o sucessor, Aloizio Mercadante ( PT).

Haddad disse ter deixado o MEC há cinco meses e estendeu as críticas à gestão do prefeito Gilberto Kassab ( PSD), outro aliado de Serra.

“Eu me solidarizo com os 20% de estudantes que ainda não receberam uniforme escolar em São Paulo”, afirmou o petista. “OPSDB deveria estar preocupado com o estado da educação em São Paulo, que é muito grave.”

Quando o prefeito ensaiava apoiar Haddad, seu então secretário de Educação, Alexandre Schneider, era umdos mais cotados para a vice.

Oex- secretário saiu em defesa de Kassab. “Uma das caracterís­ticas da gestão de Haddad foi jogar a culpa de seus fracassos nos outros. Foi assim no Enem”, disse.

Ontem, o petista visitou a associação que organiza a Parada Gay, marcada para este domingo. Ele disse que não comparecer­á ao ato porque vai viajar com a família.

A senadora Marta Suplicy, que boicotou o lançamento da campanha de Haddad, é aguardada no evento.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil