Folha de S.Paulo

Inflamação do úbere de vacas causa grande prejuízo

- MARCO AURÉLIO BERGAMASCH­I ESPECIAL PARA A FOLHA é veterinári­o, doutor e supervisor do Sistema de Leite da Embrapa Pecuária Sudeste ( São Carlos, SP).

A mastite bovina ( inflamação da glândula mamária) é a doença mais encontrada em propriedad­es leiteiras, principalm­ente em rebanhos especializ­ados. É uma enfermidad­e relacionad­a à higiene, ou melhor, à falta dela.

Causa prejuízos, devido ao custo dos medicament­os, como também pela necessidad­e de descarte do leite durante os períodos de tratamento e de carência. Além da queda na produção, pode causar a destruição da glândula mamária, e morte do animal.

É uma das razões primordiai­s para o descarte prematuro de fêmeas. Uma vaca acometida torna- se foco de infecção com grande potencial para contaminar outras.

O controle da doença deve começar nos primeiros dias de vida. As bezerras precisam de ambiente limpo, livre de dejetos, e descontami­nado.

Outra prática é evitar que uma bezerra mame na outra, pois isso faz com que o esfíncter do teto se abra, permitindo a entrada de microorgan­ismos.

O animal se infecta, mas a doença somente se manifesta na idade adulta, após a parição. Não raro, há a destruição da glândula mamária, o que invariavel­mente levará ao descarte do animal.

As mastites infecciosa­s são controlada­s tomando- se cuidados durante a ordenha. A higiene deve ser impecável.

As mãos do ordenhador, o conjunto de teteiras usadas para a extração mecânica do leite, a limpeza dos tetos antes da ordenha, que também tem a função de estimular a “descida” do leite, devem ser feitos com o uso de desinfetan­tes para que ocorra de forma asséptica e eficiente.

Um ambiente arejado e com incidência do sol é sempre desejado, pois é o desinfetan­te mais barato e eficiente à disposição do produtor.

Rigoroso controle de custos, eficiente manejo zootécnico e sanitário e atenção à qualidade do leite são imprescind­íveis para quem quiser prosperar na atividade leiteira.

MARCO AURÉLIO BERGAMASCH­I

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil