Folha de S.Paulo

Santos tem prédio com inclinação de até 1,80 metro

Levantamen­to da prefeitura analisou, desde 2008, 651 edifícios — tortos ou não— localizado­s na orla

- ANDRESSA TAFFAREL ENVIADA ESPECIAL A SANTOS NATÁLIA CANCIAN DE SÃO PAULO

Após avaliar estrutura, governo poderá determinar que parte seja ‘ endireitad­a’, como já ocorreu com um deles

Levantamen­to inédito realizado pela Prefeitura de Santos mostra que 65 dos famosos prédios tortos da orla da cidade têm inclinação considerad­a grave — entre 0,5 e 1,8 metro.

Segundo o secretário de Infraestru­tura e Edificaçõe­s, Antônio Carlos Silva Gonçalves, os valores são considerad­os preocupant­es.

Isso não significa, porém, que os prédios serão interditad­os ou mesmo demolidos.

O mais provável é que parte deles tenha apenas que ser “endireitad­a”, como já aconteceu com o Conjunto Nuncio Malzoni ( leia texto nesta página).

“Mas também podemos constatar que não será preciso fazer nada em alguns prédios, porque ainda a guentarão muitos anos do jeito que estão”, afirma Gonçalves.

As medições começaram em2008. Foram avaliados 651 edifícios — tortos ou não— localizado­s ao longo da orla de Santos, da divisa com São Vicente até o final do bairro Ponta da Praia.

Agora, a prefeitura fará uma avaliação do projeto estrutural dos 65 prédios com inclinação grave e, caso considere necessário, vai exigir que o condomínio contrate um estudo técnico para avaliar se a estrutura está mesmo comprometi­da.

AREIA E ARGILA

Oprincipal causador da inclinação dos prédios é a composição do solo de Santos. Formado por camadas intercalad­as de areia e argila, ele é considerad­o mais “mole”, explica o professor da Poli-USP Carlos Eduardo Maffei.

Mas a pressão exercida por prédios construído­s na vizi- nhança também ajuda a entortar ainda mais.

O ideal é que as fundações dos edifícios cheguem até a camada de rochas, que, nessa região, está a cerca de 50 metros de profundida­de.

Entre os anos 1950 e 1970, porém, para economizar, as construtor­as faziam fundações com apenas 4 ou 5 metros.

DESVALORIZ­AÇÃO

Apesar de chamar a atenção de quem passa pela orla santista, os prédios tortos são uma grande dor de cabeça para parte de seus moradores.

Móveis com calço, chão nivelado e vista inclinada da varanda são muito comuns, mas o principal problema é a desvaloriz­ação do imóvel.

É essa, aliás, a justificat­iva da maioria das pessoas para não querer falar sobre o assunto.

Ao tentar conversar com moradores e síndicos sobre como é viver em um desses apartament­os, o que a reportagem mais ouviu foi: “Não falo sobre isso porque desvaloriz­a ainda mais o prédio”.

 ?? Prédio sem inclinação aparente
Prédio inclinado
Danilo Verpa/ Folhapress ?? Prédios na orla de Santos, onde a inclinação chega a 1,8 m
Prédio sem inclinação aparente Prédio inclinado Danilo Verpa/ Folhapress Prédios na orla de Santos, onde a inclinação chega a 1,8 m

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil