Folha de S.Paulo

Galerista e parceira do pai, Oscar

- MÁRCIO MENASCE DO RIO coluna.obituario@uol.com.br

A galerista Anna maria Niemeyer, 82, única filha do arquiteto Oscar Niemeyer, 104, morreu ontem à tarde, no Rio. Ela estava internada no hospital Samaritano, zona sul do Rio, desde o dia 1 º deste mês.

Segundo o hospital, ela morreu devido a um enfisema pulmonar. Dona de uma renomada galeria de arte no Rio, ela tinha quatro filhos.

Seu corpo será enterrado hoje às 13h, no cemitério São João Batista, em botafogo ( zona sul). A galeria ficará fechada por dez dias.

Arquiteta como o pai, Anna Maria nasceu no Rio e, desde o início de sua carreira, dedicou- se à ambientaçã­o de interiores, colaborand­o para trabalhos de Niemeyer.

Ao lado dele, participou da construção de Brasília. Como funcionári­a da Novacap( companhia urbanizado­ra da Nova Capital do Brasil), projetou os interiores dos palácios da Alvorada e do Planalto, do Congresso Nacional e do Supremo Tribunal Federal, em Brasília.

Pai e filha desenharam juntos uma linha de móveis que chegou a ser exposta em museus brasileiro­s e emalgumas das principais cidades do mundo, como Nova York, Paris e Milão.

Em 1977, Anna Maria inaugurou sua galeria de arte no Rio, inicialmen­te no Leblon e transferid­a dois anos depois para a Gávea.

A arquiteta também deixou sua marca no projeto do Museu de Arte Contemporâ­nea de Niterói.

A edificação é conhecida pelo formato, que lembra um disco voador, e foi projetada por Oscar Niemeyer. A arquiteta foi responsáve­l pelo desenho de seu interior.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil