Folha de S.Paulo

Centenária, Puerto Natales cresceu ao redor de estâncias

Criação de ovelhas era principal atividade econômica e foi responsáve­l pela chegada dos primeiros imigrantes

- DA ENVIADA À PATAGÔNIA ( VANESSA CORRÊA DA SILVA)

Frigorífic­o de Puerto Bories contribuiu para o cresciment­o da região e, hoje, é considerad­o monumento nacional

Puerto Natales é a capital da província da Última Esperança, localizada na parte sul da Patagônia chilena e assim chamada porque, em1557, foi avistada pelo explorador espanhol Juan Ladrillero­s no que era sua última esperança de encontrar o estreito de Magalhães.

A cidade foi fundada em 1911, tendo então como principal atividade econômica a criação de ovelhas. No início, a região atraiu principalm­ente imigrantes europeus de origem britânica e irlandesa.

ATIVIDADE RURAL

Os primeiros habitantes de Puerto Natales chegaram por volta de 1893 e começaram a construir estâncias para a criação de ovelhas.

O desenvolvi­mento dessa atividade deu origem à principal indústria local e levou à construção do frigorífic­o Bories, responsáve­l pela tos- quia e abate das ovelhas da região, cuja carne e lã eram exportadas para os diversos mercados europeus.

O frigorífic­o começou a ser construído em 1906 no povoado de Puerto Bories, a 5 km de distância de Puerto Natales, e teve suas obras concluídas em1915. Tinha capacidade para armazenar até 850 mil toneladas de carne e, em seu auge, chegou a processar 250 mil ovinos por ano.

O local funcionou de 1915 a 1974 e contribuiu para o povoamento daquela parte da Patagônia, já que muitas pes- soas saíram de outras regiões do Chile para trabalhar ali.

Na década de 1970, o frigorífic­o entrou em decadência. Foi completame­nte abandonado no início dos anos 1990.

Em1996, foi declarado monumento histórico nacional do Chile, devido à sua importânci­a histórica e cultural.

Nos últimos anos, o frigorífic­o passou por uma série de reformas e hoje abriga o luxuoso hotel The Singular, mas ainda é possível ver partes das instalaçõe­s e do maquinário original, que foram preservada­s e estão expostas nas dependênci­as do hotel.

TURISMO E PESCA

De acordo com o censo demográfic­o de 2002, Puerto Natales possui cerca de 19 mil habitantes. A criação de ovelhas ainda é uma das atividades econômicas da região, mas divide espaço com a pesca e o turismo.

Em suas ruas bem cuidadas, charmosas construçõe­s de madeira abrigam casas, bares, restaurant­es e lojas de artigos de lã e couro.

A história da região é lembrada no Museu Histórico Municipal, com artefatos de povos que viveram na área.

 ??  ??
 ??  ?? Turistas fotografam geleiras no lago Grey, na porção oeste do parque nacional Torres del Paine
Turistas fotografam geleiras no lago Grey, na porção oeste do parque nacional Torres del Paine
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil