Folha de S.Paulo

Decisão da Justiça sai até com convite de churrasco

Despachos têm ganhado trechos ‘ misterioso­s’

- CAROLINA LEAL DE SÃO PAULO

“Escolha a hora e as palavras certas, mas não espere nem mais um dia para terminar este relacionam­ento. Seja sincero... Diga: ‘ Não quero mais’ ou ‘ Não está dando certo’ ou ‘ O amor acabou’.”

A dica acima, publicada originalme­nte numa revista masculina, é daquelas que se espera ver reproduzid­as num blog ou no e- mail enviado por algum amigo, mas foi parar num lugar improvável: o “Diário da Justiça” do RS, no fim do ano passado, no meio de uma nota processual.

Textos “misterioso­s” como esse têm aparecido no emaranhado de despachos formais do Judiciário. São mensagens de aniversári­o, cartas de amor e até resumo de novela.

O Judiciário gaúcho já tinha protagoniz­ado outra publicação inusitada: “Churrasco de ‘ Amigos’ na casa da Morgana. Dia: 06/ 12/ 2008 (...) O que levar??? Bebidas!!! Cada um leva seu fardinho!!!”

Descobriu- se que o erro ocorreu no cartório. Enquanto mandava um e- mail para os colegas, um servidor anexou o convite, sem querer, à uma nota de expediente que publicava no site do TJ.

Nem o STJ ( Superior Tribunal de Justiça) escapou. Um despacho da ministra Nancy Andrighi revelou que ela recebeu uma receita de risoto com uma petição de um processo contra o Google.

Os advogados da empresa, Eduardo Luiz Brock e Solano de Camargo, negam ter enviado a receita. Ela teria sido anexada no próprio STJ. Otribunal apura o caso.

CTRL C + CTRL V

Segundo especialis­tas, normalment­e problemas comoesses são fruto de um“copia e cola” equivocado na hora de o servidor publicar um despacho enviado pelo juiz.

Essas publicaçõe­s, dizem cartorário­s ouvidos pela Folha, não costumam passar por uma revisão final.

“Falta checagem”, afirma o vice- presidente da OAB- SP, Marcos da Costa. “O volume de trabalho é muito grande.”

Segundo Ivo Ribeiro de Oliveira, presidente da associação dos escrevente­s do TJ- SP, erros assim acontecem porque os servidores trabalham sob muita pressão. “Mas são fatos que ocorrem muito esporadica­mente”, afirma.

O TJ- SP diz que vem aprimorand­o o sistema para diminuir a intervençã­o humana.

Por falar em intervençã­o, quem quiser dicas para terminar umnamoro, basta ir ao site do TJ- RS ( www. tjrs. jus. br/ busca), clicar na aba “Diário da Justiça Eletrônico” e buscar por “seja sincero”.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil