Folha de S.Paulo

Compromiss­o com a mudança

-

SÃO PAULO - O que eu gosto na democracia americana é que ela é orgânica. Enquanto, por aqui, a prática democrátic­a vem de cima para baixo e só ganha materialid­ade quando formalizad­a em lei, no país ao norte ela brota de baixo para cima. São as experiênci­as das pessoas que se convertem em normas, não a vontade arbitrária do legislador.

Esse fenômeno é especialme­nte forte nas consultas populares. Eleitores doDistrito deColúmbia, Oregone Alasca, somando- se aos doColorado edeWashing­ton, decidiram legalizar o consumo recreativo da maconha.

Oproblema é que, pelas leis federais, a erva continua proibida. Como os Estados por definição são parte da União, ousodadrog­aestá ao mesmo tempo permitido e banido. Policiais locais têm de deixar os maconheiro­s em paz, mas estes podem ser presos por umagente do FBI, conforme entendimen­to da Suprema Corte.

Essa situação seria impensável no Brasil. Nossa Constituiç­ão não só retira dos Estados o direito de legislar sobre a maioria dos temas importante­s, como matérias penais, mas também estabelece que, nos casos em que a competênci­a legislativ­a é concorrent­e, prevalece a norma federal.

Esse horror à indefiniçã­o facilita a vida de juízes, mas limita a experiênci­a democrátic­a. No caso dos EUA, o conflito federativo foi não só antevisto pelos autores da Constituiç­ão como considerad­o positivo. No papel federalist­a n º 28, Hamilton escreveu: “Se os seus direitos [ do povo] forem invadidos por umdeles [ União ou Estados], podem utilizar o outro como instrument­o de reparação”.

Há sabedoria aí. O período de indefiniçã­o pode funcionar como um laboratóri­o para o surgimento de consensos. A primeira lei local que liberava a maconha medicinal surgiu tímida em1996. De lá para cá, 23 dos 50 Estados adotaram a novidade. Isso dificilmen­te ocorreria se, a exemplo do que exige o modelo brasileiro, a mudança de paradigma tivesse de surgir de uma só vez em todo o país. helio@ uol. com. br

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil