Folha de S.Paulo

Brasil reclama a Caracas por ato de ministro

-

DE BRASÍLIA

O ministro Luiz Alberto Figueiredo ( Relações Exteriores) convocou na quarta- feira ( 5) o encarregad­o de negócios da Venezuela no país, Reinaldo Segóvia, para questionar acordo feito entre o país vizinho e o MST ( Movimento dos Trabalhado­res Rurais sem Terra), no mês passado.

Na linguagem diplomátic­a, a iniciativa indica grave insatisfaç­ão do país com atitude de outro governo. A convocação foi divulgada nesta quinta- feira ( 6) pelos jornais “O Globo” e “O Estado de S. Paulo”.

De acordo com a assessoria de imprensa do Itamaraty, Figueiredo manifestou “estranheza do governo brasileiro” com o fato de o ministro venezuelan­o Elías Jaua “ter vindo ao país para cumprir agenda de trabalho sem notificar o governo brasileiro”. Umdos ministros mais fortes do presidente Nicolás Maduro, Jaua é titular da pasta de Poder Popular para as Comunas e os Movimentos Sociais.

A vinda de Jaua ao Brasil já havia sido noticiada diante de prisão da babá de sua família, flagrada no aeroporto internacio­nal de Guarulhos com uma maleta contendo revólver calibre 38 com munição.

A arma pertencia ao ministro, mas a babá, Jeanette Del Carmen Anza, 39, foi acusada de tráfico internacio­nal de armas. Ela obteve umaliminar e vai aguardar ao julgamento em liberdade. ( FLÁVIA FOREQUE)

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil