Folha de S.Paulo

Eleita aos 18 anos, republican­a adiará aulas para assumir posto

-

DE SÃO PAULO

Quatro meses depois de completar 18 anos, a estudante Saira Blair se tornou, na última terça- feira ( 4), a legislador­a mais jovem dos Estados Unidos. Conservado­ra, ela derrotou um correligio­nário de 67 anos nas primárias republican­as e foi eleita para a câmara estadual da Virgínia Ocidental para representa­r um distrito de 18 mil habitantes.

Para poder assumir, no entanto, Blair vai ter que conciliar suas aulas na Universida­de da Virgínia Ocidental, em Morgantown ( leste do Estado) — onde é caloura— e as sessões da câmara em Charleston ( oeste).

À revista “Time” ela disse que adiaria suas aulas do primeiro semestre de 2015 para participar dos debates legislativ­os entre janeiro e março. Os estudos certamente fica- rão para o verão — período de recesso parlamenta­r.

Filha de Craig Blair, umsenador estadual, a jovem tem posições fortes contra aborto e casamento gay e pela defesa do porte de armas. Saira, que chegou a doar US$ 3.600 de suas economias para sua campanha, diz que planeja se tornar uma consultora financeira quando se formar em economia. Ela também tem planos de concluir uma graduação em espanhol.

“Meus pais ficaram surpresos [ com a decisão de concorrer]. Eles acharam que eu estava louca por querer aquilo, porque eles conhecem a rotina. Mas, mesmo assim, eles me apoiaram muito”, disse a jovem à “Time”. PORCOS Outra republican­a vitoriosa que atraiu os holofotes nesta semana foi Joni Ernst, eleita senadora por Iowa.

Até então desconheci­da, Ernst, 44, chamou a atenção por um vídeo de campanha, no qual mencionava sua habilidade em castrar porcos — adquirida na infância— e prometia fazer o mesmo em Washington, numtrocadi­lhocom a palavra “pork” — que, nojargão político americano, significa despesas desnecessá­rias.

 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil