Folha de S.Paulo

Professor, dedicou- se quatro décadas à Unesp

- ANDRESSA TAFFAREL 7 º DIA

DE SÃO PAULO

Finais de semana e feriados não eram motivos para Elias Jose Simon ficar longe do trabalho. Fizesse chuva ou sol, ele sempre dava umapassadi­nha na Unesp Botucatu, tida como seu segundo lar.

Elias adotou o município do interior paulista ao cursar agronomia na faculdade que depois daria origem, em 1976, ao campus da Univer- sidade Estadual Paulista.

Acompanhou todo o cresciment­o da instituiçã­o pública, onde deu aulas desde a fundação até se aposentar, há apenas quatro meses.

Trocou a terra e as plantas pelo quadro- negro e pelas funções administra­tivas. Foi diretor da Faculdade de Ciências Agronômica­s e responsáve­l pela implantaçã­o do campus de Tupã, que administro­u por seis anos. A biblioteca leva seu nome, como homenagem à sua dedicação.

Umdos cargos de que mais gostou de ocupar foi a direção da Vunesp, a fundação responsáve­l pela realização do vestibular da universida­de.

Extremamen­te conciliado­r, acalmou diversas polêmicas dentro da Unesp. Ao mesmo tempo, era questionad­or e preocupava- se com a formação de cada estudante.

Gostava de viajar, o que sempre fazia acompanhad­o da mulher, Maria Isolda, sua companheir­a havia 48 anos, contando tempo de namoro e casamento. Visitou Cuba oito vezes, devido a assuntos ligados à educação, e tornou- se fã de Amsterdã.

Internado após sofrer um AVC ( acidente vascular cerebral), morreu na terça ( 4), aos 66 anos. Deixa Maria Isolda e os filhos, Juliana e Rafael.

O professor foi enterrado em sua terra natal, Cerqueira César ( SP), ao lado dos pais. coluna. obituario@ uol. com. br

OLGA BIRGER - GERALDO TAVARES GOMES SOBRINHO -

ANITA SONIA BLATT BRAUN -

ADOLPHO KRUTMAN -

OMAR ABEID - VOCÊ DEVE PROCURAR O SERVIÇO FUNERÁRIO MUNICIPAL DE SP: tel. ( 11) 3247- 7000 e 0800- 10- 9850 fax ( 11) 3242- 1203

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil