Folha de S.Paulo

Inglaterra convoca refugiado da guerra civil em Burundi

-

DE SÃO PAULO

Onze anos depois de fugir da guerra civil em Burundi, viajar com um amigo para a Europa atrás de sua mãe e ter de passar por um teste de DNA para comprovar sua filiação, Saido Berahino, 21, tornou- se nesta quinta ( 6) jogador da seleção inglesa.

O atacante do West Bromwich, autor de sete gols e terceiro na artilharia do Inglês, foi convocado pelo técnico Roy Hodgson para os jogos com Eslovênia e Escócia, nos dias 15 e 18 de novembro, respectiva­mente, pelas eliminatór­ias da Euro- 2016.

Nascido no Burundi, país africano com o oitavo pior IDH ( Índice de Desenvolvi­mento Humano) do mundo, Saido perdeu o pai na infância na guerra civil entre duas tribos que deixou 300 mil mortos de 1993 a 2006.

Para fugir da fome e da guerra, sua mãe, Liliane, resolveu levar a família para a Inglaterra e pedir asilo polí- tico na nova nação. O pequeno Saido, comnove anos, perdeu- se dela no caminho e acabou levado a um abrigo.

Ao chegar à Europa com um amigo, em maio de 2003, não falava uma palavra em inglês, mesmo assim o Serviço Social britânico conseguiu localizar Liliane. Mas era preciso provar a ligação entre ambos para que ele fosse liberado para se unir à família.

“A imigração me fez passar por um teste de DNA para saber se ela era minha mãe”, disse Saido, em entrevista ao “The Telegraph”, no ano passado. Os resultados confirmara­m o laço genético.

Sua habilidade com a bola empolgou os olheiros do West Bromwich. Saido logo se destacou. Jogou nas seleções inglesas sub- 16 à sub- 21. Agora, está no time principal.

“Não consigo acreditar o quão longe eu cheguei”, resumiu o atacante, logo após o anúncio da convocação, em sua conta no Twitter. ( RAFAEL REIS)

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil